Esta terça-feira, 30 de março, regista-se o 99º aniversário da 1ª Travessia Aérea do Atlântico Sul, feito levado a cabo pelos portugueses Sacadura Cabral e Gago Coutinho em 1922, ao ligarem Portugal ao Brasil. Com escalas nas Canárias e em Cabo Verde, chegaram ao Rio de Janeiro no dia 17 de junho.
Para assinalar a data, a “Associação Lusitânia 100” vai colocar uma coroa de flores junto ao monumento da Travessia, em Belém, local de onde o hidroavião monomotor “Lusitânia” partiu. A Associação fará ainda o lançamento e divulgação do e-book sobre o Relatório da Travessia na versão inglesa.
É de realçar que nos 4 países envolvidos (Portugal, Canárias/Espanha, Cabo Verde e Brasil) surgiram autonomamente movimentos espontâneos para homenagear a Travessia de 1922, que têm tendo como ponto alto as comemorações do centenário.
Para o dia 30 está ainda agendada a apresentação do programa de trabalho da equipa de Cabo Verde e das respetivas atividades culturais e educativas que irão constar nas comemorações do 1º centenário da Travessia a acontecer em 2022, tendo em conta a passagem de Sacadura Cabral e Gago Coutinho no país.
Este projeto foi iniciado há uns anos a esta parte pelo jornalista cabo-verdiano Ildo Rocha Fortes, residente em Portugal.
Fonte: Cretcheu – Associação Caboverdeana de Almada