Terrível doença que ataca de forma desigual e porque: uma abordagem objetiva

Por: Margareth Monteiro &Teodoro Monteiro

Sabemos que muitas patologias desenvolvem-se diferente. Além de fatores como idade e género, outros aspetos tácitos da biologia, da sociedade e do estilo de vida influenciam o decurso das doenças como COVID. 

Você deve vacinar?

Uma doença, aparentemente, sem padrão fixo

Ao ser contagiado pelo SARS-CoV-2 você pode não sentir coisa alguma, sentir leve sintoma de gripe passageiro, febre tosse e cansaço durável por mais ou menos uma semana. Sem motivos lógicos e previsíveis alguém pode acabar no hospital com sérias dificuldades de respiração, pulmões congestionados provocado por uma tempestade imunológica. Uns poucos, não resistem e acabam por falecer. O que causa esta diferença? 

Porque uns ficam extremamente doentes e outros não? Muitos fatores são conhecidos e parecem, em regra, corretos. Os fatores mais conhecidos são tais como idade avançada, homens, pessoas com doenças crónicas, em alguns países como os EUA e Inglaterra tem sido feita uma correlação com a cor da pele. 

Mas, para além dessas generalizações amplas, os cientistas não sabem por que algumas pessoas ficam mal e morrem enquanto outras não apresentam sintomas, o que tem intrigado os cientistas levando-os a estudar profundamente o fenómeno COVID-19.

Os pesquisadores estão examinando mais profundamente esses grupos tentando encontrar as raízes subjacentes, tanto biológicas quanto sociais, de sua vulnerabilidade. 

Idade não é o único fator de risco

Por exemplo, pessoas que portam certas mutações em genes do sistema imunológico são mais suscetíveis à doença, mostraram vários estudos.  “Portanto, há um fator de risco que não tem nada a ver com a idade”, disse o Dr. Gommerman.

 Em um estudo (nos EUA) com 3.000 pessoas, com idades entre 18 e 34 anos, (idade de baixo risco), que foram hospitalizadas por Covid-19, 608  necessitaram de cuidados intensivos e 93 morreram. Claro que a grande maioria da população infetada nunca será hospitalizada.

Vulnerabilidade a micróbios infecciosos

Para uma determinada pessoa, os elementos de risco se acumulam em camadas a volta de um núcleo de fatores decisivos no desenvolvimento da COVID-19. O núcleo, inclui genes, sexo biológico e idade.  Fatores celulares e hormonais que acompanham essas características afetam a vulnerabilidade a micróbios infeciosos, incluindo o SARS-CoV-2, o coronavírus que causa a pandemia.  

A segunda camada consiste em doenças e condições crônicas adquiridas com o tempo, muitas das quais tornam mais fácil para o vírus entrar nas células ou mais difícil para o corpo combatê-lo com eficácia.  

A camada mais externa reflete os cortes e arranhões acumulados das circunstâncias externas: condições de moradia e trabalho, acesso precário a cuidados de saúde, estado nutricional e exposição a toxinas e poluição. 

Para as pessoas de cor, em países de imigração, esses aspetos sociais e económicos incluem as tensões cumulativas de racismo e discriminação sistêmicos das minorias.

Nem todos os factores de risco são conhecidos

Essas camadas não são independentes.  Com o envelhecimento, por exemplo, surgem mais doenças crónicas e, com muita frequência, um declínio nas condições de vida, como moradia, apoio social e segurança alimentar.  

Nem todos os fatores de risco contribuintes são conhecidos para uma infeção que surgiu há pouco mais que um ano.  Ainda assim, ao aplicar a ciência existente aos dados emergentes sobre os recursos que compõem essas camadas, dizem os pesquisadores, pode-se começar a entender a gama de gravidade da pandemia.

O pânica e o medo

 Mais grave que a sua letalidade é o pânico e o medo que a OMS e os governos conseguiram espalhar pelo mundo fora. O ganho seria maior se houvesse mais informação realista que pudesse preparar as pessoas a tomarem responsabilidade e dentro do possível, viver uma vida normal. 

Para uma comparação, o número de pessoas que morrem, todos os anos de acidentes de viação, anda entre 1.400.000 e 1.500.000 e ninguém fala em proibir ou reduzir o uso de viaturas.

Como a idade impacta a imunidade

A idade é provavelmente o maior determinante de quão doente alguém fica com o coronavírus. 

Na China, onde a pandemia começou, a pessoa média com infeção confirmada tinha 2,3% de chance de morrer.  Mas para pessoas entre 70 e 79, era de 8%, e para aqueles com mais de 80 anos, era de 14,8%.  Na cidade de Nova York, quase metade das mortes confirmadas ocorreu entre idosos, com 75 anos ou mais, e outro quarto entre aqueles com 65 a 74 anos.

Uma análise de 17 milhões de pessoas na Inglaterra, publicada na Nature em Julho, concluiu que os pacientes mais velhos  do que 80 tinham pelo menos 20 vezes mais probabilidade de morrer da infeção do que aqueles na faixa etária inferior aos 50 anos. 

A densa concentração de idosos em lares de idosos, onde as infeções podem se espalhar rapidamente e a prevenção muitas vezes é inadequada, é claramente uma das razões para a alta mortalidade nos países industrializados. Mas a biologia é outro fator, principalmente o envelhecimento do sistema imunológico.

Combate a infeções

Com o passar das décadas, o corpo humano se torna menos eficaz no combate a infeções.  Este declínio é uma razão pela qual cerca de 90 por cento das mortes por gripe nos EUA ocorrem entre pessoas com 65 anos ou mais e porque as vacinas são menos protetoras nos idosos.  

Basicamente, nossas células defensivas se diminuem em número e variedade.  E,  tornam mais propensos a combater inimigos conhecidos do que enfrentar algo novo, como a última cepa de gripe ou o novo coronavírus.

A produção das células B&T quase pára

Com a idade, as células B, que produzem anticorpos, e as células T, algumas das quais matam diretamente as células infetadas e outras alertam as células B, não são mais produzidas em grandes quantidades na medula óssea e no timo, respetivamente.

 Eventualmente, a produção quase pára. “Os idosos mantêm populações dessas células imunes essenciais nos nódulos linfáticos e no baço, mas elas desenvolvem defeitos com a idade, então não funcionam tão bem”, explica o imunologista Kenneth Dorshkind, professor de patologia e medicina laboratorial da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

 Por exemplo, à medida que as pessoas envelhecem, a haste e os braços da molécula de anticorpo em forma de Y tornam-se menos flexíveis.  Isso limita a capacidade do corpo de modificá-los para corresponder a um invasor desconhecido.  Como resultado, os anticorpos podem não travar de forma tão eficaz.  

As células T, por sua vez, perdem grande parte da variedade de recetores que lhes permitem responder a diversos patógenos, e podem perder o vigor para se multiplicar rapidamente em resposta à infecção, diz Jörg Goronzy, imunologista que estuda o envelhecimento das células T na Universidade de Stanford.

Doenças Crónicas

Os idosos também são muito mais propensos a doenças crónicas que envolvem inflamação de baixo grau, o que parece comprometer ainda mais o sistema imunológico.  

Goronzy diz que não está claro se um sistema imunológico geriátrico recorre a mais inflamação para proteger o corpo ou se a inflamação vem primeiro e prejudica as defesas.  Ele suspeita que seja uma combinação dos dois.  

Ele e Dorshkind prevêem que, uma vacina contra o coronavírus, provavelmente, será menos protetora para os idosos. Tal como acontece com a vacina contra a gripe, pode ser necessária uma dose extra forte ou algum tipo de reforço.

Por que os homens são mais afetados

O género também contribui para a gravidade da COVID-19: os homens têm aproximadamente o dobro de probabilidade de morrer da infeção do que as mulheres, embora a diferença de género varie um pouco de um lugar para outro.  

Na Itália, por exemplo, 70% das pessoas que morreram de COVID nesta primavera eram homens;  nos EUA, o número foi de 59 por cento.  Se os homens também têm maior probabilidade de contrair a infeção, não está claro devido aos preconceitos e às discrepâncias entre os países em quem faz o teste do vírus.  Mas, globalmente, “os dados da taxa de mortalidade são mais robustos e consistentes”, diz a bióloga molecular Sabra Klein, codiretora do Centro Johns Hopkins para Saúde da Mulher, Sexo e Pesquisa de Género.

Sistema imunológico femenino

Sabra Klein vê três fatores biológicos plausíveis na sobrevivência relativa das mulheres.  

Primeiro, o sistema imunológico feminino é simplesmente mais forte em quase todos os níveis, em parte porque os hormônios estrogénicos femininos tendem a aumentar o sistema imunológico, enquanto os hormônios androgénicos masculinos tendem a desacelerá-lo.  

(Um sistema hipervigilante é uma faca de dois gumes para as mulheres, que pagam um preço por terem maior risco de doenças autoimunes.)

Resposta imunológica muito rápida

“Quando o sistema imunológico feminino deteta um vírus, tendemos apresentar uma resposta muito mais rápida, e a magnitude costuma ser maior”, diz Klein.  

Essa vantagem, inclui a resposta de anticorpos, foi demonstrada com outras infeções e reações a vacinas e em modelos de camundongos do coronavírus SARS anterior, que também matou mais homens do que mulheres. 

As mulheres podem ter desenvolvido um sistema imunológico mais forte para permitir que anticorpos, sinais intercelulares chamados citoquinas e outros mecanismos de defesa sejam transmitidos aos bebés no útero e através do leite materno.

Um segundo fator na disparidade sexual, diz Klein, é que “à medida que começam a chegar aos 50 e 60 anos, os homens apresentam mais doenças subjacentes – doenças cardíacas, hipertensão, diabetes” – que pioram os resultados do coronavírus.  As mulheres tendem a desenvolver essas doenças um pouco mais tarde, o que pode ajudar a explicar por que a discrepância entre a mortalidade masculina e feminina em muitos países.

Os cromossomos X&Y

Um terceiro possível contribuidor são as diferenças entre os genes nos cromossomos sexuais femininos X e masculino Y.  “Acontece que existem mais de 60 genes associados à função imunológica no cromossomo X”, diz Klein.  Alguns estão envolvidos na produção de interferons, moduladores-chave da resposta do corpo aos vírus.  “Meu grupo e outros mostraram que as mulheres mostram maior expressão de alguns desses genes do que os homens”, acrescenta Klein, “e isso pode ter um significado funcional”.

Diferença em atitude e comportamento  

O comportamento também pode contribuir para a maior taxa de mortalidade masculina.  Em muitas culturas, os homens são mais propensos a fumar – um hábito associado a um pior prognóstico.  

As mulheres, ao contrário, tendem a uma conduta mais protetora.  Elas tinham cerca de 50 por cento mais probabilidade do que os homens de usar máscara facial, lavar as mãos e evitar o transporte público durante epidemias de doenças respiratórias anteriores, como gripe aviária e SARS, de acordo com uma meta-análise de 2016 feita por Kelly Moran e Sara Del Valle, ambas  no Laboratório Nacional de Los Alamos. 

Essas diferenças de género em atitude e comportamento continuaram na atual pandemia, de acordo com uma pesquisa realizada em março e abril pelo National Bureau of Economic Research.  Respostas de 21.649 pessoas em oito países industrializados indicaram que as mulheres são mais propensas a cuidar da saúde e cumprir as medidas de segurança publica

Vulnerabilidade genética

Outros genes além daqueles nos cromossomos sexuais podem influenciar a vulnerabilidade ao COVID-19.  

Andrea Ganna e Mark Daly, ambos do Instituto de Medicina Molecular da Finlândia, da Universidade de Helsinque, organizaram um consórcio global denominado COVID-19 Host Genetics Initiative para pesquisar variações genéticas que possam colocar as pessoas em maior ou menor risco de adoecerem gravemente. (A maioria das variantes afeta os genes de maneiras sutis, sem interferir em suas funções principais.) 

Algumas das descobertas mais intrigantes até agora vêm de um estudo com 1.980 pacientes na Itália e na Espanha, publicado no New England Journal of Medicine.  Os pesquisadores identificaram um grupo de variantes no cromossomo 3 que estão associadas a doenças graves e insuficiência respiratória em pacientes com COVID-19. 

Alguns dos genes codificam moléculas-chave do sistema imunológico chamadas citocinas.  Um código adicional para uma proteína que interage com a porta molecular que o vírus usa para entrar nas células: uma enzima de superfície chamada enzima conversora de angiotensina 2, ou ACE2.

 Tipo de Sangue “A” pode estar ligado a maior risco

Os pesquisadores descobriram que os genes no cromossomo 9 que determinam o tipo de sangue podem estar ligados ao risco, colocando as pessoas com sangue do tipo A em um risco ligeiramente maior de doenças graves.  “O júri ainda não decidiu” sobre esse achado, diz Ganna, porque uma análise mais ampla não o confirmou.  “Mas o sinal no cromossomo 3 é real e foi replicado de forma robusta.  Está associado à gravidade COVID”.

Uma segunda iniciativa de genética, liderada por Jean-Laurent Casanova da Universidade Rockefeller e Helen Su do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas, está procurando genes que podem ajudar a explicar dois tipos de outliers  (dados que se diferenciam drasticamente de todos os outros), pandémicos.  

O primeiro grupo é formado por indivíduos jovens e saudáveis que desenvolvem COVID-19 grave.  

O segundo grupo compreende pessoas que permanecem não infectadas apesar da exposição extrema.  “Vamos testar a hipótese de que alguns deles carregam variações de um único gene que os tornam naturalmente resistentes à entrada do vírus”, diz Casanova.  

Esse gene, se existir, seria análogo ao descoberto em 1996, denominado CCR5 delta 32, que confere resistência ao HIV.

A identificação de genes que fornecem imunidade ou aumentam a vulnerabilidade, mesmo que seus efeitos sejam pequenos, podem oferecer pistas úteis para o desenvolvimento de drogas para COVID-19, afirmam Ganna e Casanova.

Que sabe os cientistas e médicos

Desde os primeiros dias da pandemia, ficou claro que os pacientes com certas doenças crônicas estão especialmente ameaçados pela SARS-CoV-2.

As condições de alto risco compartilham algumas coisas.  Primeiro, a maioria está associada à inflamação crônica de baixo grau, que compromete a função do sistema imunológico.  

Diabetes, hipertensão, doença cardiovascular e obesidade têm algo mais em comum, observa Narasimhan: “Todos têm regulação positiva de ACE2”.  A expressão aumentada da proteína nessas condições pode dar ao vírus mais pontos de entrada em todo o corpo.  

Os médicos já sabem que o SARS-CoV-2 atinge o hospedeiro através do trato respiratório e ataca os pulmões.  Mas evidências adicionais sugerem que ele pode se mover para outros tecidos ricos em ACE2, como o coração e os rins.  Quando atinge esses órgãos, o dano – seja do próprio vírus ou da batalha do corpo para contê-lo – pode incluir coágulos de sangue e derrames, lesão renal, ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e arritmias.

Considerações finais

Esperamos que o artigo tenha sido de interesse. Nas nossas pesquisas tentamos encontrar evidencias subjetivas para opinar se se deve ou não tomar vacina. Acabamos aprendendo muito sobre  esta pandemia. Prometemos um próximo artigo que poderá ajudará a decidir, conscientemente, se deve ou não aceitar vacina contra SARS-CoV-2

Sair da versão mobile