Acontece amanhã no TechPark do Mindelo o Demo Day, evento onde adolescentes e jovens vão presentar os projetos e aplicações móveis que desenvolveram durante quatro semanas de formação intensiva, no quadro do programa MIT Global Teaching Lab. De 5 a 30 de janeiro, os participantes, com idades entre os 16 e 24 anos, trabalharam com metodologias do Massachusetts Institute of Technology (MIT) e adquiriram competências em programação, pensamento crítico, resolução de problemas e inovação, com “resultados tangíveis” que serão agora demonstrados ao público.
Orientada por instrutores do MIT, o MIT Global Teaching Lab é uma iniciativa internacional que propicia conhecimentos práticos em ciência, tecnologia e inovação a jovens de diferentes países. “Em Cabo Verde, o programa oferece uma experiência educativa única, orientada por instrutores do MIT, com uma abordagem 100% prática e baseada em desafios reais”, salienta a gestão do TechPark Cabo Verde. Ao longo do programa, informa, os jovens aprenderam a criar aplicações móveis utilizando o MIT App Inventor, resolver problemas concretos através da tecnologia, a trabalhar em equipa e apresentar soluções inovadoras.
A edição anterior foi realizada na Praia em 2025 e, segundo o mesmo comunicado remetido à imprensa, registou forte adesão de estudantes, que puderam desenvolver aplicações, com resultados pedagógicos que superaram as expectativas iniciais. Este quadro, frisa a TechPark, reforçou a importância do programa para o desenvolvimento de competências digitais, assim como o compromisso do organismo com a descentralização do acesso à formação tecnológica de excelência. Refira-se que esta instituição cabo-verdiana é responsável pela organização logística, seleção dos participantes e promoção do programa em São Vicente. O programa é financiado no âmbito do projeto Parque Tecnológico de Cabo Verde Fase II, com apoio do Banco Africano de Desenvolvimento.
