O vírus Sars-Cov-2 continua a circular em Cabo Verde embora com muito menos impacto, mas mesmo assim a fazer vítimas mortais. O último boletim do Ministério da Saúde revela que há 24 activos com Covid-19 no país, distribuídos pelas ilhas de Santiago, S. Vicente e Sal.
A maior incidência são nos concelhos de S. Vicente e de Santa Catarina, em Santiago, cada um com sete casos. Os restantes infectados estão na Ribeira Grande de Santiago, S. Lourenço dos Órgãos, R. Grande de Santo Antão, Paul e Porto Novo.
Uma pessoa faleceu em S. Vicente vítima da doença, como dá conta o boletim referente aos dados estatísticos do dia 9 de agosto. Este óbito eleva para 415 a quantidade de pessoas falecidas em Cabo Verde vítimas da pandemia. Perfaz neste momento 64.219 casos positivos acumulados.
Para mitigar as consequências da Covid-19, as autoridades sanitárias continuam a apelar as pessoas para vacinarem e lembram que o uso de máscaras faciais permanece obrigatório nos estabelecimentos de saúde e nas instituições que recebem idosos.
Entretanto, uma nova mutação do coronavírus, denominada EG.5, foi detectada e, segundo a CNN, está a alastrar-se nos Estados Unidos da América. Esta “variante” já é responsável por cerca de 17% dos novos casos de Covid-19 no país.