Um turista de nacionalidade inglesa, que viajou para São Vicente no navio de Cruzeiro Spirit of Adventure que aportou no Porto Grande esta sexta-feira com 940 passageiros e 507 tripulantes a bordo, morreu na Baia das Gatas após sofrer um ataque cardíaco. Os companheiros e, posteriormente as autoridades, ainda tentaram reanimar o malogrado, sem sucesso.
De acordo com o Chefe da Esquadra do Mindelo, a Policia Nacional foi accionada por volta das 13 horas, pelo Centro de Comando e Controlo, e relatou o aparecimento de um cadáver na Baía das Gatas. “De imediato, deslocamos ao local e constatamos a veracidade dos factos. Um turista de, enquanto estava a nadar, sofreu um ataque cardíaco. As pessoas só se aperceberam, quando foram tentar fazer a reanimação e não conseguiram”, confirmou Elvis Leite, ao ser confrontado por Mindelinsite.
Quando as demais autoridades chegaram ao local, explica, também tentaram reanimar a vítima, sem sucesso. “Foi feito então o levantamento do corpo, que foi transportado para a Casa Mortuária do Hospital Dr. Baptista de Sousa. O turista tinha 85 anos, era de nacionalidade britânica e integrava um grupo que fazia uma excursão pela ilha de São Vicente,” pontua.
Segundo Elvis Leite, a par da Polícia Nacional, estiveram também no local a Polícia Judiciária e a Delegacia de Saúde de São Vicente. “O delegado de Saúde declarou como causa da morte um ataque cardíaco. Agora a PN vai elaborar um auto de aparecimento de cadáver e remeter para o Ministério Público. Da parte de Fronteira, cabe a nós dar conhecimento a representação consultar da vítima em Cabo Verde para que esta possa contactar os familiares no estrangeiro”, rematou.
De referir que estes turistas de cruzeiro, que faziam a excursão de autocarros, estavam acompanhados de guias e tinham suportes de agências aqui na ilha de São Vicente.