Três “figuras humanitárias” homenageadas hoje pelos racionalistas cristãos em S. Vicente

Os racionalistas cristãos vão homenagear esta tarde três “figuras humanitárias”, membros influentes que deram um “importante contributo” para o conhecimento e divulgação dessa doutrina em S. Vicente. Duas dessas pessoas já ultrapassaram a casa dos noventa anos de idade e a terceira será relembrada a título póstumo, como informa Antero Santos, presidente da filial racionalista na cidade do Mindelo.

“Decidimos agradecer o empenho que tiveram na divulgação da doutrina porque é importante as pessoas entenderem aquilo que faz uma casa racionalista cristã. Mas também foram escolhidas devido aos seus perfis, porque são pessoas que souberam lutar contra ventos e marés e ultrapassar as adversidades. Encontraram o seu espaço com garra e tenacidade”, explica Antero Santos, que fez questão de sublinhar que os homenageados não são espíritos superiores, porque estes não existem na Terra. Mas podem ser considerados pessoas excepcionais, que promoveram o bem na família e na sociedade.

Os agraciados são Francisca Veríssimo (95 anos), António dos Santos (92) e António José Lopes, este a título póstumo. A cerimónia, que decorre esta tarde, será presidida pelo representante da filial mais antiga do racionalismo em Cabo Verde, situada no Paul, o presidente da filial de S. Nicolau, o responsável da casa da Avenida da Holanda e pelo próprio Antero Santos, enquanto representante da Casa Chefe.

Neste momento, o Racionalismo Cristão dispõe de “casas” nas zonas de Monte Sossego, Alto Miramar, Chã de Alecrim, Ribeirinha, Passarão, Bela Vista e Madeiralzim e, pelas contas de Antero Santos, recebem à volta de 32.000 pessoas por mês nas reuniões públicas. Como diz, S. Vicente é o berço da doutrina em Cabo Verde, a ilha que mobiliza mais seguidores.

Sair da versão mobile