A associação Simabô inaugura hoje, pelas 18 horas, o Cantinho da Adoção, um espaço criado na sua clínica em Chã d’Alecrim para sensibilizar os potenciais interessados em assumir os cuidados de um cão ou um gato. Além disso, o novo serviço vai permitir divulgar os animais à espera de um novo lar.
A associação explica que durante os muitos anos de actividade tem procurado promover a adopção e que já entregou centenas de animais a novos donos. “Contudo, este trabalho nem sempre resultou em adopções responsáveis, tendo sido registados dezenas de animais abandonados, devolvidos, fugidos, mortos, atropelados e até doentes pouco tempo após a adopção”, informa a “Simabô”, acentuando que, para conseguir fazer a necessária sensibilização, será fundamental encontrar voluntários dispostos a ajudar o projecto.
As primeiras pessoas que contribuíram de forma fundamental para essa iniciativa foram a professora Abigail Ferreira – que desenvolveu a ideia – e a artista Gilda Barros, que decorou o espaço de forma criativa. Porém, a associação precisa de mais colaboradores, pessoas dispostas a investir parte do seu tempo livre nesse trabalho voluntário em prol dos animais, mesmo a partir da sua zona de residência. “Ás vezes uma simples chamada é suficiente para salvar uma vida!”, diz a instituição, que quer motivar e envolver a população nesse projecto. Como diz, adoptar traz felicidade ao ceio de uma família, salva vidas e é uma fonte inesgotável de amor.