A Escola Valentina foi alvo de um arrombamento anteontem, o segundo em pouco mais de um mês. Segundo Jailson Carvalho, a porta da cozinha foi quebrada com recurso a uma pedra, mas tudo indica que o(s) autor(es) terão levado apenas pequenos utensílios. No chão, foi deixada a pedra e um par de óculos, mas que não foram recolhidos como eventuais elementos de prova, conforme informação avançada pelo director do estabelecimento do ensino básico.
O acto ocorreu por volta das dezasseis horas, quando não havia ninguém no espaço. “Temos apenas um guarda noturno, mas que costuma passar de dia para ver se está tudo bem. E ele esteve na escola por volta das 10 horas. Entretanto, ele constatou o arrombamento e telefonou-me, quando eu estava no barco de regresso de uma viagem à ilha de Santo Antão. Fui imediatamente para a escola”, informa Jailson Carvalho.
O caso foi relatado à Polícia Nacional, que esteve no local. Os agentes pediram ao director para verificar se algo foi roubado e remeter a informação para o Comando.
A escola foi invadida no dia 20 de novembro deste ano, com danos mais avultados. A porta da direção foi quebrada e levaram um violino, dois cavaquinhos, álcool-gel, t-shirts e materiais escolares. Foi apresentada queixa na PN, mas até hoje ninguém foi preso.
Relembre-se que no dia 11 de dezembro ocorreu um acto de vandalismo na escola Padre Cristiano em Chã d’Alecrim. Dois adolescentes e uma criança (sete anos) foram capturados pela Polícia Nacional por suspeita de terem invadido a escola do ensino básico e destruído vários materiais de ensino e administrativo em cinco salas. Os meliantes não conseguiram entrar na sala da direção, mas acabaram por quebrar o vidro de uma janela e conseguir, de fora, atirar alguns objetos ao chão. Como resultado, as aulas foram suspensas no período da manhã.