Roubos com ciclomotores “KT” em São Vicente: Dois jovens em prisão preventiva 

O Comando Regional da Polícia Nacional comunicou hoje à imprensa a prática de roubos contra pessoas em S. Vicente com recurso a ciclomotores, mais conhecidos por “KT”, uma forma de cometimento de crimes muito utilizada no Brasil e que começa a ganhar terreno na Cidade do Mindelo. Esta manhã, a PN revelou a detenção em flagrante de dois jovens, de 18 e 28 anos, numa operação executada com apoio das câmaras de videovigilância do Centro de Comando e Controlo. Os suspeitos vão aguardar julgamento em regime de prisão preventiva. 

De acordo com a Polícia Nacional, os dois jovens foram detidos na madrugada de terça-feira, 7 de janeiro, após denúncias de roubos com auxílio de uma moto KT, no centro da cidade. Ambos foram interceptados por uma equipa do Corpo de Intervenção, que se encontrava numa ronda naquela localidade. Os indivíduos, segundo o subcomissário Élvis Leite, circulavam num ciclomotor com características semelhantes a um que tinha sido utilizado por dois suspeitos que tinham praticado crimes de roubo momentos antes contra duas pessoas. 

“Os meliantes, conhecidos da Polícia, ainda tentaram a fuga, mas foram prontamente detidos com apoio das câmaras de videovigilância do Centro de Comando e Controlo da PN”, explica o porta-voz, acrescentando que diligências urgentes foram feitas pela Brigada de Investigação Criminal com recurso às imagens do circuito de videovigilância e descobriu-se que  os suspeitos tinham praticado pelo menos sete roubos contra pessoas entre os dias 28 de dezembro de 2024 e 06 de janeiro deste ano. 

Foram apreendidos o ciclomotor utilizado para praticar os crimes e recuperados telemóveis e uma carteira com documentos pessoais. Alguns telemóveis já tinham sido vendidos ou trocados por drogas, pelo que o processo abarca agora mais pessoas, estas por crime de receptação. 

Os detidos foram apresentados ao Ministério Público para interrogatório do arguido detido, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação prisão preventiva. Diante deste novo “modus operandi”, Leite recomenda mais atenção e pede às pessoas para reduzirem as oportunidades para a prática deste tipo de crime, que são cometidos de forma aleatória, sobretudo por adolescentes e jovens. 

Furto qualificado em loja chinesa 

Em um outro caso, a PN deteve em flagrante delito esta quinta-feira, 09 de janeiro, nove indivíduos, na sequência de crimes de furto qualificado em estabelecimento comercial – uma loja chinesa – no Centro da Cidade. Os detidos, com idades compreendidas entre os 15 e 34, foram interceptados por uma equipa de Piquete, acionada pelo Centro de Comando e Controlo. 

A acção foi registada pelas câmaras de videovigilância, que detectaram uma movimentação estranha na rua 05 de julho. Os nove indivíduos transportavam sacos de plásticos com objectos no seu interior. “Os suspeitos ainda tentaram a fuga, mas foram prontamente detidos pelos elementos policiais no terreno.”

Na sequência dessas detenções, prossegue, procedeu-se à apreensão de vários produtos alegadamente roubados do estabelecimento comercial. Já os detidos vão agora ser apresentados ao Poder Judicial para o primeiro interrogatório. 

Sair da versão mobile