O Rotary Clube do Mindelo assinalou os 25 anos da sua actividade na ilha de S. Vicente com o descerramento de uma placa e a oferta de máscaras, lençóis, cobertores e luvas ao hospital Baptista de Sousa e ao centro de acolhimento doentes mentais ainda de andarilhos e canadianas ao Lar de Idosos de Ribeirinha. Materiais que, segundo Helena Rodrigues, presidente da instituição, foram doados por clubes internacionais de outras paragens.
Esta manhã, Helena Rodrigues e o edil Augusto Neves inauguraram a placa que marca simbolicamente a “boda de prata” do casamento que o RCM tem mantido com a cidade do Mindelo e que resultou até agora na oferta de vários equipamentos essenciais nos domínios da saúde, segurança e bem-estar social. O acto foi testemunhado pela presidente da Assembleia Municipal, por ex-presidentes do Rotary e empresários e o pároco do Mindelo.
“Assinala-se hoje o dia de S. Pedro e é uma feliz coincidência colocar mais uma pedra no edifício Rotary em Mindelo, simbolizado pelo monumento do marco histórico nesta ilha de S. Vicente. Um edifício cuja construção foi iniciada há 25 anos, com pedras fortes e consistentes, acção e intervenção, criando confiança e novas oportunidades”, frisou Helena Rodrigues. Segundo a presidente do RCM, a inauguração da placa dos 25 anos vem acima de tudo reafirmar o compromisso do clube de continuar a servir incondicionalmente a cidade do Mindelo com projectos impactantes para a comunidade local.
Para o autarca Augusto Neves é sempre uma “enorme satisfação” estar com os rotarianos do Mindelo devido ao trabalho feito em prol do desenvolvimento de S. Vicente, mas também da ilha de Santo Antão. O edil assegurou que tem estado sempre por dentro das iniciativas do clube e aproveitou o ensejo para agradecer a oferta de uma ambulância aos bombeiros municipais de S. Vicente, ocorrido numa altura em que estava ausente. “É um serviço meritório e todos devemos colaborar porque estamos a viver momentos cada vez mais difíceis e complexos”, salientou Neves.
O descerramento da placa foi seguido da benção pelo padre Paulo, pároco da Diocese do Mindelo.