Richie Campbell canta no Sal para ajudar a combater taxa de abandono escolar

O cantor Richie Campbell e os The 911 Band vão actuar no primeiro concerto solidário Princesa Leonor, que a associação portuguesa de cariz social APLAS vai realizar em Cabo Verde, mais precisamente na ilha do Sal. O espectáculo musical está previsto para 20 de Abril, na cidade dos Espargos, e conta ainda com o suporte de artistas locais convidados, entre os quais o rapper mindelense Batchart, Plutónio e os DJ’s Sandir e Fatboy.

O evento, segundo nota enviada pela professora Albertina Rodrigues, visa angariar fundos para a deslocação a Portugal dos alunos finalistas do 12° ano de escolaridade do complexo educativo Manoel António Martins e da escola básica e secundária Olavo Moniz. Trata-se de uma iniciativa piloto, enquadrada no projecto Missão Côderosa – Combate ao Absentismo Escolar – desenvolvido em parceria com a Associação Princesa Leonor – Aceita e Sorri (APLAS) e a Câmara do Sal. O projecto tem por missão motivar e proporcionar os meios necessários aos alunos de modo a contrariar a “elevada” taxa de absentismo e abandono escolar. “Procurar oferecer ajuda e apoio aos alunos e suas famílias, a troco de resultados escolares, foi a estratégia encontrada para os reaproximar, com vista a união de esforços entre Casa/Escola e o consequente alcance de maior compromisso e foco por parte de todos”, explica a nota. O projecto, acrescenta, faz recurso ao Banco Alimentar, Banco Social de Vestuário, Programa de Apadrinhamento Escolar, Transporte Escolar e a oferta de bolsas universitárias em Portugal para finalistas do 12º ano, cujos pais não reúnam as condições sócio-económicas para suportar os custos. Através destas ferramentas, o projecto tenta alavancar esta tentativa de mudança de paradigma em relação à postura de certos jovens sobre a importância dos estudos.

A APLAS (Associação Princesa Leonor – Aceita e Sorri), é uma instituição portuguesa sem fins lucrativos que apoia e dinamiza acções e projetos que se destinem a satisfazer necessidades na infância e juventude de comunidades e regiões nacionais ou de outros países da CPLP – Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – (ou entidades congéneres da lusofonia), associadas a problemas de natureza económica, social, cultural, proteção da saúde, entre outros. Dá prioridade a crianças e jovens com problemas de saúde de natureza oncológica e aos que apresentem dificuldades de aprendizagem ou problemas de acesso ao ensino.

Sair da versão mobile