Reparação do rombo no casco do navio Mar Liso vai demorar entre 10 a 15 dias 

A reparação do rombo no casco do navio Mar Liso provocado por uma forte colisão com a embarcação Conceição Maria, quando esta tentava atracar no terminal de cabotagem do Porto Grande, vai demorar entre 10 a 15 dias, segundo informações avançadas ao Mindelinsite por um dos tripulantes deste conhecido ‘táxi’ da carreira marítima São Nicolau-São Vicente.

 

De acordo com esta nossa fonte, o acidente ocorre na quinta-feira por volta das 12h30, quando o navio se preparava para começar receber cargas para seguir viagem para São Nicola. A colisão foi tão forte que terá deixado os dois tripulantes – um deles o chefe de carga – que se encontravam na embarcação assustados e atordoados. ‘Estávamos no convés da embarcação e, quando percebemos, o navio Conceição Maria já estava sobre o Mar Liso. Tivemos tempo apenas de segurar antes de sermos abalroados. Foi um susto tão grande que nem me apercebi do estrondo’

Com um enorme rasgo no casco, Mar Liso foi de imediato enviado para reparação. Mas os trabalhos, afirma esta nossa fonte, deverão demorar entre 10 a 15 dias, no mínimo. ‘Normalmente, fazemos das viagens semanais para a ilha de São Nicolau. Em época de maior demanda, aumentamos para três, pelo que esta paragem vai ter enorme impacto na ilha. Pelo menos já falhamos uma viagem esta semana – na quinta-feira – e tudo indica que iremos falhar mais duas na próxima semana. Acredito que a ilha vai ressentir, tendo em conta a importância do navio no abastecimento do mercado’, sublinha. 

Em cada viagem, o navio Mar Liso leva transporta cerca de 40 toneladas de carga, desde mercadorias de mercearias, produtos alimentares, ração, materiais de construção, ferragens, medicamentos, de entre outros. ‘Neste momento, já temos carga acumulada no cais de cabotagem do Porto Grande à espera da retoma das operações. Outros navios podem levar alguns produtos por forma a evitar rupturas, caso do D. Tututa. Mas não servem a ilha porque fazem muitas escalas’. 

O Mar Liso, refira-se, é o unico e ultimo navio de cabotagem ainda a operar em Cabo Verde. Foi construído há 96 anos na Dinamarca, segundo informações avançados pelo historiador José Cabral no documentário com o mesmo nome que estreou em junho de 2023, evocativo dos 95 anos da embarcação. Há 42 sulca os mares do arquipélago. É apelidado de ‘táxi’ da carreira marítima São Nicolau-São Vicente, devido às ligações frequentes entre as das ilhas. 

Sair da versão mobile