O projeto da OMCV “Micro empreendedorismo feminino ambientalmente sustentável no setor do turismo rural, visando resiliências de vetores vulneráveis”, na Ribeira Grande de Santo Antão, coloca o foco nas mulheres e apoia também famílias que vivem em zonas rurais próximas a parques naturais. Além de ajudar na criação de negócios, com disponibilização de créditos, o programa ajuda as empreendedoras que pretendem alargar o negócio, com vista ao desenvolvimento do turismo rural e empoderamento feminino.
“O projeto apoia mulheres chefes de família a criarem alguns negócios na área do turismo rural e já vai no seu terceiro ano de existência. Começou por envolver comunidades e parceiros, com atividade como workshops, encontros com as comunidades e associações comunitárias e também depois fizemos campanhas de limpeza e sensibilização com temas voltados à preservação do meio ambiente, nomeadamente tratamento de lixo e preservação de áreas protegidas”, garantiu Fátima Delgado, a coordenadora do projeto.
Em Santo Antão, este projeto trabalhou até agora com 12 comunidades como Alto Mira, Chã de Feijoal, Monte Trigo, de Fajã de Janela, Santa Isabel, Pico da Cruz, Água das Caldeiras, Espongeiro, Chã de Pedras, Vale de Garça, entre outras. Neste momento a organização aposta no turismo rural com formações na área de guias de turismo local e atendimento ao público e outros incentivos.
“No âmbito deste projeto, estamos a criar um crédito para apoiar pessoas a criarem negócios na área de turismo rural e também estamos a planear a criação de centro interpretativo no Planalto Leste e também uma trilha de interpretação na mesma zona”, acrescentou.
O crédito que a instituição irá disponibilizar tem como teto máximo 100 mil escudos, no entanto, Fátima Delgado garante que, caso algum projeto ultrapassar o valor, a situação será avaliada pela equipa do e pela OM Crédito, parceira do projeto, para decidir a sua cobertura.
De acordo com esta responsável, já há algumas candidaturas submetidas, frisando que, além de incentivar ao empreendedorismo de quem quer iniciar um negócio, esta iniciativa visa a melhoria do negócio de pequenas empresárias.
O apoio ao micro empreendedorismo feminino, ambientalmente sustentável no setor do turismo rural, tem ainda a fundo perdido um programa de incentivo, através de associações comunitárias das zonas de Santa Isabel, Água das Caldeiras e Chã de Feijoal.
Sidneia Newton