O projecto Pensar Saúde CV, concebido pela jovem santantonense Matilde Barbosa, lançou ontem na internet o seu primeiro podcast. Pensado para dar voz a convidados dispostos a partilhar estórias inspiradoras de vida e experiências relacionadas com a saúde, o espaço foi inaugurado com uma entrevista a uma mulher que contraiu o cancro da mama. Segundo a autora, o primeiro episódio escolheu esse tema devido ao “Outubro Rosa”, que este ano teve como lema internacional “Cada história é única; Cada jornada importa”.
Através da rubrica “Contando histórias”, o podcast pretende ser um canal de divulgação de informações credíveis sobre a saúde, com entrevistas a especialistas, profissionais, organizações, instituições ligadas a essa área. Para além de conteúdos digitais, prevê iniciar actividades de promoção da saúde nas escolas e jardins infantis.
Mestre em Promoção da Saúde, com vários anos de serviço prestado ao sector da Saúde como técnica de comunicação, Matilde Barbosa, 29 anos, criou o projecto logo após concluir o mestrado, para aplicar os seus conhecimentos. “Tem como objectivo promover o conhecimento sobre saúde, prevenção de doenças, literacia em saúde para incentivar hábitos saudáveis e ser um parceiro das autoridades sanitárias na disseminação de informações”, descreve.
No cenário actual, em que o acesso à informação é cada vez mais rápido e diversificado, prossegue a jovem, torna-se fundamental garantir dados credíveis. “Sendo uma profissional de comunicação em saúde, quero ajudar a tornar o ambiente digital em C. Verde mais seguro, garantindo que a informação verdadeiramente correcta e útil chegue a todos”, frisa Matilde Barbosa. Salienta, entretanto, que o seu projecto não substitui as plataformas oficiais das autoridades sanitárias do país.
“Pensar Saúde CV” surgiu há dois anos e ficou em pausa por algum tempo. Regressou agora ao activo nas plataformas digitais, com a emissão ontem do primeiro episódio do Podcast associado “Crónicas da saúde”. Matilde Barbosa, que afirma ter conhecimento de todos os níveis do sistema de saúde por onde já trabalhou – desde atenção primária até terciária – concluiu o mestrado em Promoção da Saúde e exerce actualmente no Hospital Baptista de Sousa a função de técnica de comunicação.
