Mulheres da comunidade de São Pedro, apoiadas pelo projecto Ambjer d’Txeu Luta, promovem amanhã uma experiência de degustação de espécies de peixe pouco habituais no consumo diário dos mindelenses, na extensa praia arenosa. Das 14 às 17 horas, os participantes poderão descobrir novos sabores e abrir o paladar para outras propostas da culinária cabo-verdiana, inspiradas no mar. Espécies que, conforme a Associação das Peixeiras do Mindelo, fazem parte da riqueza marinha do país.
Para permitir a descoberta de novos sabores, a organização vai desafiar os presentes a provar pratos que valorizam o pescado artesanal e a diversidade. Antes da degustação, o público poderá participar, entretanto, em duas conversas abertas com especialistas locais, já que a iniciativa tem também um pendor ambiental. Deste modo, a nutricionista Cláudia Galina falará sobre os benefícios do consumo de peixe para a saúde e a prevenção de doenças, enquanto Walter Silva, técnico do IMAR, abordará a importância da sustentabilidade e da valorização dos recursos marinhos.
Os participantes poderão saborear petiscos como pastéis e rissóis de cabrinha e pratos como muqueca de roncador, fambil no forno e cabrinha frita com banana, entre outros pratos. A iniciativa é vista também como um momento de celebração do saber local e do papel essencial das comunidades pesqueiras na construção de soluções para os desafios sociais e ambientais.