O programa “Txa-m Ubi’B Cabo Verde: diálogo e mediação para o desenvolvimento sustentável de CV” será oficialmente apresentado amanhã à tarde no Centro Cultural do Mindelo pela mentora e a equipa promotora da iniciativa. O evento irá contar com a presença do Primeiro-ministro e do presidente do Instituto do Desporto e da Juventude.
Este projecto, conforme nota do Executivo, tem como um dos principais objectivos promover a participação juvenil no ciclo de criação de políticas públicas, com base na metodologia down-top. Ou seja, trata-se de uma oportunidade para os jovens tentarem influenciar as decisões do poder central.
Deste modo, o projecto prevê a realização de encontros entre os jovens e os decisores políticos em todos os concelhos do país. O formato inclui 10 rodas de conversa e cada círculo deve envolver 100 participantes, em média, com idades entre os 16 e 35 anos. Facilitadores irão mediar essas reuniões, visando um debate em torno das 1001 ideias sobre a situação actual e a previsão futura do país.
A iniciativa conta com o envolvimento do Chefe do Governo e da Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde. Um dos resultados previstos é a publicação de um trabalho que irá ter por base os relatórios desses encontros.