Estudantes do 12º ano de escolaridade poderão esta manhã ter acesso a todas as informações sobre as ofertas de cursos técnicos e superiores ministrados dentro e fora de Cabo Verde num encontro marcado para as 11 horas na Escola Técnica do Mindelo. A iniciativa, que partiu da presidente da Assembleia Municipal de S. Vicente, em parceria com jovens autarcas do futuro, vai contar com a presença do Director-geral do Ensino e de técnicos do Ministério da Educação, que, segundo Helena Fortes, estarão disponíveis para tirar todas as dúvidas suscitadas pelos interessados.
A presidente da AMSV, que abordou o delegado do ME sobre o encontro, garante ter entregue os convites pessoalmente às escolas secundárias, com excepção da Escola Académica do Mindelo, que encontrou fechada em duas ocasiões. “Fui às escolas, conversei com os directores sobre o assunto, assim como com o Delegado do Ministério da Educação, que prometeu ajudar a repassar a informação aos alunos. Por este motivo acredito que teremos uma presença interessante neste importante encontro”, prognostica Helena Fortes. Acrescenta que o dia da semana e o horário foram escolhidos por indicação de jovens autarcas do futuro.
Esta ideia partiu, aliás, de um encontro ocasional ocorrido entre dois jovens autarcas do futuro recém-eleitos e a presidente da AMSV, num evento organizado pelo ministro da Família, que manifestaram interesse em conhecer como esse poder autárquico funciona e qual o seu papel. Durante a conversa, segundo Helena Fortes, mostraram alguma falta de informação sobre as opções formativas para os jovens. “Na qualidade de presidente da assembleia, e porque tenho contacto com todas as escolas de formação locais e com técnicos do Ministério da Educação, propus a realização de um encontro de esclarecimento”, revela a referida fonte. Helena Fortes lembra, no entanto, que hoje em dia muita informação está disponível para quem quer pesquisar e saber.
Helena Fortes enaltece a abordagem dos jovens autarcas e adianta que a próxima sessão da assembleia municipal vai contar com a presença dos recém-eleitos. “Autarcas do Futuro”, refira-se, é uma iniciativa da Comissão Nacional de Eleições, que estimula jovens estudantes de todo o país a vivenciar, na prática, um processo eleitoral, participando enquanto eleitores e candidatos. A iniciativa permite que os escolhidos nas suas escolas possam actuar como vereadores juvenis e deputados e colaborar com as autarquias locais, apresentando as preocupações das respectivas comunidades.
