Populares juntam forças para limpar a antiga piscina da Matiota: “Nôs Tanquim pa nôs criança”

Um extenso grupo composto por crianças, homens e mulheres resolveu unir as mãos e fazer uma limpeza da antiga piscina da praia da Matiota, hoje em ruína e soterrada pela areia. A iniciativa partiu de António Silva, ex-presidente da Associação para a Defesa do Consumidor, que mobilizou dezenas de pessoas pelas redes sociais. A resposta, diz, foi imediata e efectiva, tanto assim que no passado domingo foram vários braços que pegaram em pás, picaretas, baldes e carrinhos de mão para tentar trazer à tona a velha estrutura desse “tanquim”muito usado pelos banhistas desde o tempo colonial. Até hoje, Matiota continua a atrair um número considerável de banhistas mindelenses durante todas as épocas do ano devido as suas águas tranquilas e cristalinas.

“Uma das primeiras pessoas a comparecer foi um arquitecto alemão, que foi munido de materiais e de alimentos. Um gesto que me deixou muito agradado, visto que ele ainda trabalhou na limpeza no período da manhã e à tarde”, enaltece.

Segundo Silva, os populares conseguiram remover algumas toneladas de areia e entulho, mas esse trabalho foi depois dificultado pela subida da maré. No entanto, está agendada mais uma empreitada neste domingo, dia 12, a partir das 10 horas. O convite é extenso a todos os interessados em fazer parte dessa iniciativa, que, realça António Silva, pretende ser um acto de pura cidadania. “Gostaríamos que o povo de Cabo Verde ganhasse a plena consciência que esta terra nos pertence e que podemos agir sem estar à espera da bênção dos políticos no poder. Eles são funcionários públicos e não donos deste país”, salienta António Silva.

Informado de um projecto elaborado em julho de 2018 por iniciativa de três pessoas, e que visa a recuperação da piscina, do trampolim e dar uma outra segurança a essa zona balnear, Silva mostrou-se disposto a ajudar na concretização do mesmo. “Desde que seja para ajudar a população e melhorar a nossa qualidade vida podem contar comigo”, reagiu.

O referido projecto foi apresentado à Enapor e ao ex-Secretário de Estado Paulo Veiga, que se mostraram dispostos a apoiar a iniciativa. Em meados do ano passado, Veiga convocou o grupo responsável pelo projecto e demonstrou interesse em levá-lo à prática, enquadrado num plano mais abrangente, que visa transformar a zona da Matiota num ponto de concentração dos desportos náuticos não-motorizados, com primazia para a natação e actividades de vela. Resta agora saber o que será desse projecto com a saída de Paulo Veiga do Ministério do Mar e a consequente entrada do ministro Abraão Vicente, que ontem tomou posse.

Sair da versão mobile