O Comando Regional de São Vicente realizou na tarde de ontem e durante 2h30mn uma operação Stop, tendo como principais alvos os motociclos e os ciclomotores com condução perigosa e que provocam ruídos capazes de perturbar a tranquilidade das pessoas. Foram fiscalizados 273 veículos a motor, sendo 223 automóveis particulares, 33 de aluguer, dois motociclos e 15 ciclomotores. Foram apreendidos 14 veículos, dois motociclos e quatro ciclomotores.
A operação, de acordo com o Chefe da Esquadra do Mindelo, integra o Plano Verão em Segurança deste Comando Regional de São Vicente e envolveu um total de 43 efectivos, sendo dois oficiais, sete subchefes e 38 agentes. Foram montados oito postos de fiscalização nas principais estradas da cidade: Baía das Gatas, São Pedro, Ribeira de Julião/Calhau, Avenida Marginal, Monte Sossego, Avenida Professor Alberto Leite, Fernando Ferreira Fortes e Invicta do Porto.
Intensificar as acções de fiscalização e regulação do trânsito nas vias de maior movimentação de carros, com especial atenção ao centro da cidade; realizar operações stop periódicas e de fiscalização, com assento tónico para os motociclos e ciclomotores que circulam pelas estradas e ruas, e fiscalizar a condução sem habilitação e sob efeito do álcool foram os principais objectivos preconizados. “Como resultado, foram fiscalizados 277 veículos a motor, 233 automóveis particulares, entre estes quatro de chapa verde, 33 carros de aluguer, dois motociclos e 15 ciclomotores”, detalha Élvis Leite.
Foram apreendidos 14 veículos a motor, sendo oito automóveis – três destes carros por falta documentos e cinco sem inspeção -, dois motociclos e quatro ciclomotores por falta de documentos “Quatro indivíduos foram detidos por condução sem habilitação e foram realizados cinco testes de álcool, ambos com resultados negativos”, acrescenta este responsável.
O Chefe de Esquadra do Mindelo informou ainda que a Policia Nacional deteve por estes dias três indivíduos por crimes de furto e roubo, tendo sido decretada a prisão preventiva a todos eles. O primeiro de 26 anos estava indiciado de vários crimes de roubo contra pessoas. Foi detido no âmbito de uma operação conjunta da Policia Nacional e da Polícia Judiciária. O segundo, de 19 anos, foi detido depois de ter subtraído um telemóvel a um individuo de 23 nos, com recurso a uma arma branca.
O terceiro suspeito, também de 19 anos, estava indiciado de vários crimes, entre os quais de furtos em estabelecimentos em S. Vicente. Foi detido no dia 12 de setembro, em flagrante, no centro da cidade, na posse dos produtos subtraídos de um estabelecimento comercial situado na rua Luso Africana. Apresentado ao Ministério Público no prazo legal, e submetido ao primeiro interrogatório judicial, foi-lhe aplicado a prisão preventiva.