PN realiza amanhã feiras de Saúde e de Informação para os Direitos Humanos, em S. Vicente

Os dois eventos decorrem em paralelo em frente ao Comando da PNSV e na praceta Don Luiz

A Polícia Nacional realiza amanhã duas feiras na cidade do Mindelo, ambas enquadradas no plano de celebração dos 153 anos da criação do Corpo de Polícia em Cabo Verde, cujo acto central aconteceu em S. Vicente. Deste modo, a praceta Don Luiz será palco da Feira de Informação para os Direitos Humanos, um evento que visa esclarecer a população sobre diversos direitos e ficarem também a par do desenrolar de processos administrativos.

Várias instituições públicas e privadas foram convidadas pelo Comando da PN em S. Vicente, todas ligadas a essa área. Até ao momento, segundo a oficial Joana Costa, estão confirmadas as presenças do ICCA, da Ordem dos Advogados de Cabo Verde, ICIEG (através do Centro de Apoio à Vítima do Mindelo), a ADECO, a Morabi, Aldeias Infantis SOS, alunos do Curso de Criminoloia da UniMindelo, Observatório da Cidadania Activa e os Bombeiros Municipais de S. Vicente.

Este vento decorre das 9 horas ao meio dia na Praceta Don Luiz, com o intuito de divulgar e proteger os direitos humanos, jogar na prevenção da criminalidade e permitir a promoção da política de policiamento de proximidade.

À mesma hora acontece a Feira de Saúde em frente ao Comando da PN, realizada em parceria com o Curso de Enfermagem da UniMindelo. A mesma, diz a Chefe de Esquadra de Monte Sossego, é destinada fundamentalmente aos policiais no activo e aposentados e aos seus familiares, mas está aberta também a qualquer cidadão.

Desde outubro que o Comando da PNSV vem levando a cabo actividades internas e abertas à sociedade, no âmbito da celebração dos 153 anos do surgimento do corpo de polícia no país. A nível interno, os agentes participaram numa formação sobre a Lei de Armas, Direito Processual Penal, o Tráfico de Drogas, Avaliação de Risco em Vítimas de Crime, Medidas Tutelares Socioeducativas. Foi realizada ainda uma ampla abordagem sobre o Síndrome de Burnout.

A PN voltou também a sua atenção para as crianças e jovens e preparou um ciclo de conversas destinadas aos alunos dos ensinos básico e secundário. Os temas abordaram a segurança rodoviária, drogas e suas consequências legais, psicológicas e sociais, perigos da Internet e sua influência na vida dos jovens e a pornografia de vingança. As conversas decorreram no Comando da PN e envolveram mais de 150 estudantes.

De salientar que um grupo de efectivos da PN ez uma doação de sangue ao banco do HBS no dia 21 de novembro.

Sair da versão mobile