O Comando Regional de São Vicente da Polícia Nacional deu por finda o Plano Verão 2023 em Segurança com uma mega-operação policial, que culminou com quatro detenções, dos quais um por posse de droga (cocaína) e de dinheiro, dois por roubo na via publica e um por posse de uma réplica de arma de fogo. No âmbito da fiscalização rodoviária, foram fiscalizados 219 veículos, dos quais 14 foram apreendidos por falta de seguro, inspeção ou de documentação da viatura.
De acordo com o Chefe da Esquadra do Mindelo, a operação teve a duração de três horas – das 22 horas à 1 hora da manhã de hoje – e envolveu 70 efectivos dos diferentes departamentos do Comando Regional da PN de São Vicente. Este teve como objectivo, de entre outros, prevenir a ocorrência de crimes e aumentar o sentimento de segurança dos cidadãos. “Foram abordados 228 pessoas na via pública, dos quais 163 foram submetidas a revistas, que resultaram em quatro detenções. Todos serão apresentados no Ministério Público no prazo máximo de 48 horas”, detalhou Élvis Leite.
Relativamente à fiscalização rodoviária, prosseguiu, foram fiscalizados 219 veículos, dos quais 189 automóveis, sendo 20 de aluguer e 169 particulares, e também 16 motociclos e 11 ciclomotores. “Foram apreendidos 14 veículos automóveis por vários motivos: falta de seguro automóvel, inspeção e alguns não apresentaram a documentação. Foram apreendidos 3 ciclomotores e 1 motociclo. Realizamos seis testes de alcoolemia, sendo dois resultados positivos e quatro negativos. Quanto aos positivos, um culminou na detenção de um individuo por condução sob efeito do álcool e uma coima a um outro.”
Quanto a fiscalização comercial, de acordo com este responsável, foram fiscalizados 15 estabelecimentos. Três foram encerrados por incumprimento do horário e dois foram notificados a regularizar a sua situação. Leite destaca, entretanto que, das quatro detenções realizadas, um foi por posse de droga e 1600 escudos em dinheiro. Foi ainda detido uma pessoa por roubo na via pública, na localidade da Ribeirinha, por volta das 00h30 mn.
“Fora apreendidos alguns artigos ainda na posse do meliante, que foram entregues ao respetivo dono. Também detivemos um individuo na posse de uma réplica de uma arma de fogo. Ainda no âmbito destas detenções, houve a apreensão de alguns produtos que suspeitamos ser de proveniência ilícita, nomeadamente alguns telemóveis”, acrescentou, sem precisar a quantidade de droga apreendida, cocaína, que vai ser submetido a teste e pesagem.
Élvis Leite explica que os quatro detidos, um está indiciado por por posse de estupefaciente (cocaína), dois por roubo a pessoa na via pública e a quarta por posse de réplica de arma de fogo, basicamente um brinquedo que facilmente pode ser confundido com uma arma real. “A arma de brinquedo foi apreendida na posse de um individuo referenciado pela Policia Nacional.”
Não obstante o término do Plano Verão 2023, que arrancou a 15 de julho com o Kavala Fresk Feastival, o Chefe de Esquadra do Mindelo deixa claro que a Polícia Nacional não vai “baixar a guarda”, tendo em conta a situação criminal da ilha. Aliás, avisa, o Comando irá realizar permanentemente operações para dar cobertura as situações criminais que têm ocorrido um pouco por toda a ilha.