Seis indivíduos foram ontem detidos pela Polícia Nacional em Fonte Francês numa operação que culminou com o desmantelamento de uma “boca d’fumo/quebrada”, a apreensão de uma arma de fogo e um carregador com 7 munições calibre 7.5 mm, quatro facas, 3 telemóveis e vários objectos supostamente ligados ao tráfico de drogas. Aliás, a polícia encontrou produtos que presumiu ser canábis e cocaína e acionou a intervenção da Judiciária, que os submeteu a testes rápidos.
A intervenção da PN foi acionada por volta das 15 horas e 30 minutos devido a um assalto ocorrido em Fonte Francês. Conforme a PN, foi informada por populares que uma pessoa desconhecida acabara de subtrair um telemóvel a um adolescente e posto em fuga. “De diligências feitas, a equipa ficou a saber que um individuo com as características mencionas pelo adolescente havia entrado numa residência denominada ‘boca d’fumo/quebrada”, diz o relatório da ocorrência, acrescentando que o suspeito se barricou num dos quartos aonde ateou fogo. Este acto levou a polícia a entrar na casa e pedir apoio aos bombeiros para apagar as chamas.
Devido a quantidade de fumo, dois indivíduos saíram do quarto e foram presos. Num outro compartimento, os policiais encontraram mais 4 pessoas. Este espaço tinha indícios de ser um local de venda e consumo de drogas pelo que a PN deu voz de detenção às 6 pessoas encontradas na residência. A PN realizou buscas que resultaram nas apreensões já referidas.
Poucas horas depois deste caso, a PN recebeu a informação que um indivíduo estava na posse de uma arma de fogo pelas bandas de Ponta d’Jena, em Monte Sossego, e a fazer ameaças. Uma equipa de piquete foi enviada de imediato para o local e deteve o suspeito, que tinha uma arma de fabrico artesanal “boca bedju” na sua posse.
Ainda ontem, no período da noite, a PN realizou mais uma megaoperação com o envolvimento de 75 agentes, que decorreu das 21 horas à meia noite em várias localidades de S. Vicente, enquadrada no plano operacional verão 2023. No global, foram abordadas 106 pessoas na via pública, 44 foram revistadas, 4 submetidas a identificação e 3 encaminhadas para o Ministério Público. Ao nível do trânsito, a PN fiscalizou 160 veículos, apreendeu 20 – sendo 14 automóveis, 4 motociclos, 1 ciclomotor e 1 quadriciclo. Duas pessoas foram detidas por condução sem carta.
Durante a operação, o contingente policial esteve em 21 estabelecimentos comerciais e encerrou um deles por incumprimento do horário de funcionamento. Ainda deteve um jovem por posse de substância que pressupõe ser cocaína e apreendeu 2 embrulhos que teriam no seu interior canábis e haxixe. A PN frisa que foi notória a fraca circulação de motociclos e ciclomotores na cidade do Mindelo enquanto tinha a operação em curso.