A Polícia Nacional tem guardado no quintal do seu Comando em S. Vicente e num anexo mais de 200 motociclos e ciclomotores, que foram apreendidos ao longo de vários anos, mas na sua maior parte durante o plano Verão em Segurança 2023. Esta manhã, a PN abriu as portas do quintal do Comando à comunicação social, tendo o oficial Elvis Leite revelado dados que apontam para intervenções direcionadas para os motoqueiros na cidade do Mindelo, que muitas vezes utilizam as estradas para fazerem manobras perigosas e provocam uma incómoda poluição sonora.
“Estamos cientes dessas incivilidades, consubstanciadas em condução perigosa e poluição sonora que interferem com a ordem e a tranquilidade das pessoas. Por isso a PN tem vindo a fazer várias apreensões de motociclos e ciclomotores que circulam sem documentos. Além disso, há casos de condutores sem habilitação legal e que acabam detidos”, informa Elvis Leite, porta-voz do Comando da PN em S. Vicente. Este policial assegura que a Polícia não vai dar tréguas no combate a tais incivilidades para poder garantir a devida segurança e tranquilidade da população.
Questionado sobre o destino dado aos motociclos, Elvis Leite responde que se trata de um procedimento complexo. Como explica, os veículos ficam à guarda da PN à espera dos documentos. Ultrapassado o prazo legal para o feito, revertem-se a favor do Estado. “Nesses casos, o destino é dado em concertação com a Câmara de S. Vicente”, informa.
Os condutores dos motociclos e ciclomotores são, na sua maioria, adolescentes e jovens na faixa etária dos 16 aos 20 anos, conforme dados revelados por esse policial. Quando são detidos por condução ilegal, ficam sujeitos a apresentação ao Tribunal no prazo de 48 horas e a um processo judicial.