PN apreende 34 motociclos em SV em operação que durou três dias

A Polícia Nacional apreendeu 34 motociclos em S. Vicente numa operação que durou três dias e cobriu as principais estradas alcatroadas da ilha. Segundo a Comandante Firmina Melício, essa intervenção envolveu operacionais do Trânsito, Corpo de Intervenção, Piquete e da Brigada de Investigação Criminal, que trabalharam na sexta, sábado e domingo com o objectivo principal de fiscalizar motos, scooters e bicicletas nas estradas de Monte Sossego, Chã de Alecrim, Madeiralzim, Fonte Inês, Ribeira Craquinha, S. Pedro, Baía das Gatas…

“É sabido que usam essas vias para andarem a alta velocidade e fazendo manobras perigosas, como o levantar de rodas. Além disso, há motoqueiros que adulteram o escape das suas motos para aumentar o nível do ruído e perturbam o sossego das pessoas em casa”, frisa a responsável pelo departamento de Trânsito do Comando da PN em S. Vicente, que enaltece a eficácia dessa operação conjunta dos vários serviços da Polícia Nacional na cidade do Mindelo.

Além da apreensão dos veículos, a PN fez algumas detenções por condução ilegal. Agora cada caso será analisado e Firmina Melício assegura que serão aplicados coimas a partir dos dez contos aos transgressores. Os donos das motos e ciclomotores vão ter ainda de legalizar os veículos, apresentar o seguro obrigatório, adaptar o tamanho da placa de matrícula – que muitas vezes é adulterado – e ainda regularizar o nível do ronco do motor. “As motos não serão devolvidas à toa. Vamos fazer uma análise minuciosa e só serão entregues quando tudo estiverem conforme as regras. Já começamos inclusivamente a fazer testes do nível do ruído dos motores. E queremos sublinhar que a nova lei reduziu esse barulho e que vamos aplicar as regras”, realça Firmina Melício, que aproveita a ocasião para lançar um apelo aos jovens condutores no sentido de respeitarem o trânsito, a segurança e o sossego das pessoas. Como diz, ninguém quer impedir os jovens de usarem os seus veículos, mas desde que circulem conforme mandam as regras.

Diariamente, prossegue Melício, a PN apreende motos, mas esse trabalho, reconhece, tem pouca visibilidade. Para suportar a sua afirmação, informa que em Junho o departamento de Trânsito apreendeu 19 motos e bicicletas e no mês de Julho esse número saltou para 69 motociclos, incluindo os 34 da operação deste final de semana. Isto sem contar com a intervenção dos outros departamentos da PN, que muitas vezes acabam por abordar condutores.

Sair da versão mobile