O Comando Regional da Polícia Nacional em São Vicente registou entre 10 de dezembro e 05 de janeiro um total de 332 denuncias de cidadãos por diversos crimes, dos quais 98 enquadram-se nos crimes contra pessoas e 234 contra a propriedade. A PN deteve ainda dois jovens, com recurso as câmaras de videovigilância, pela pratica de sete roubos com auxilio de um motociclo KT.
Estas informações foram avançadas à imprensa pelo subintendente Elvis Leite, no balanço das operações Natal e Fim de ano em segurança, que contou com o registo de crimes contra pessoas e propriedades, ofensa à integridade física, ameaças e violência baseada no gênero. “Registramos no total 3.462 pessoas abordadas na via pública, dos quais 524 foram submetidas a revistas”, detalhou.
Destas, 106 foram identificadas. “54 indivíduos foram detidos pela Polícia Nacional durante esse período, dos quais 12 detenções foram por posso ilegal de armas brancas – canetas e facas e 6 por posse de produto que se presume ser estupefaciente – canábis, haxixe e cocaína. Seis dos indivíduos detidos foram fora de flagrante dito em cumprimento de mandato judicial” reforçou, realçando que o serviço de emergência do CRSV registou um total de 1.383 solicitações de emergência.
A nível do trânsito, Leite garante que resultados extremamente positivos, tendo em conta que não se registou nenhuma ocorrência de grande relevância. Foram fiscalizados e abordados 941 veículos e registados 86 acidentes de aviação por toda a cidade, que resultaram em 42 feridos, para além de danos materiais leves nos veículos. Foram ainda aprendidas 24 viaturas, entre os quais veículos automóveis, motociclos, ciclomotores e velocípedes. “Sete pessoas foram detidas no âmbito da fiscalização rodoviária, seis por condução sem habilitação legal e um por condução sob efeito do álcool. Foram aplicadas 43 coimas, totalizando o total de 465 mil escudos”, sublinhou.
O Plano Natal e Fim-de-ano em segurança decorreu de 10 de dezembro a 5 de janeiro, mas teve de ser adaptado para acomodar os quatro dias de festas na rua de Lisboa. Estiveram envolvidos 221 efetivos das diferentes unidades do Comando Regional de São Vicente e 28 viaturas. E, segundo o porta-voz da PN, já iniciaram os preparativos, junto com a Câmara Municipal, para garantir a segurança nos desfiles de mandingas, sendo que neste domingo haverá apenas uma concentração na zona da Ribeira Bote.