A Polícia Judiciária vai, na manhã deste sábado, proceder a incineração dos 1.653,15 quilos de cocaina apreendidos num navio pesqueiro interceptado na Zona Económica Exclusiva de Cabo Verde. A operação ocorrerá na lixeira da Praia e contará com a presença de Procuradores e outras autoridades, vem como de membros da comissão de incineração e funcionários da PJ.
A droga foi apreendida no âmbito de uma operação conjunta envolveu a Polícia Judiciária de Cabo Verde, a Polícia Judiciária de Portugal, o MAOC (N) – Centro de Operações Marítimas do Norte, o Brasil, a Marinha Portuguesa e as Forças Armadas Portuguesas. Foi realizado a cerca de 500 milhas náuticas a oeste de Cabo Verde, num nvio pesqueiro com bandeira do Brasil.
A embarcação, com uma tripulação de seis homens de nacionalidade brasileira, foi escoltada até ao Porto da Praia, onde foi alvo de buscas, que resultaram na descoberta de um compartimento oculto contendo os 60 fardos de cocaína. É essa droga que vai ser hoje queimada na lixeira da Praia.
A incineração será testemunhada por Procuradores da República (representantes do Ministério Público), o Diretor Nacional Adjunto da PJ, o Coordenador Secção Central de Investigação do Tráfico de Estupefacientes e Criminalidade Organizada. Ainda, por membros da comissão de incineração de estupefacientes, técnicos do laboratório da Polícia Científica e demais funcionários da Polícia Judiciária.
Este procedimento faz parte do trabalho contínuo da Polícia Judiciária no combate ao tráfico de estupefacientes e à criminalidade organizada, refere esta instituição em comunicado de imprensa.