A Polícia Judiciária alerta a população para a circulação de uma mensagem falsa, alegadamente proveniente da Sociedade Interbancária de Sistemas de Pagamento (SISP), solicitando às pessoas com serviço Tele24 para atualizar as suas contas. O crime, diz, já foi reportado por várias vítimas.
De acordo com a PJ, a mensagem, acompanhada de um link, está a ser difundida no Facebook, Messenger e outras plataformas digitais. Após as vítimas clicarem no link, o criminoso por trás deste site fraudulento consegue obter as suas informações pessoais, incluindo o número de telefone.
Na sequência, as vítimas são contactadas por uma pessoas que se identificam como sendo da SISP, com uma chamada que inclui o logotipo da entidade. Durante a chamada, é informada que irá receber um código de atualização por telefone, o qual deverá ser fornecido para proceder à atualização da conta. “Este código, quando fornecido pelo lesado, permite aos criminosos aceder à sua conta bancária e a todas as suas informações pessoais, podendo realizar movimentações financeiras indevidas”, avisa.
Diante dos factos, a PJ avisa aos cabo-verdianos que nenhuma atualização de conta é realizada através do Facebook ou Messenger, ou ainda de outras plataformas digitais. Adverte, por outro lado, que este tipo de crimejá foi reportado por várias vítimas a nível nacional e a PJ está a investigar os casos.
Esta polícia de investigação termina apelando à prudência e à vigilância, que considera essenciais para evitar fraudes deste tipo. Entretanto, caso tenha sido vítima de algo semelhante, pede aos lesados para apresentarem queixas junto da Polícia Judiciária.