Paulo Rocha anuncia captura de grupo a tentar arrombar contentor em SV e diz que a ilha está com reforço policial

O ministro da Administração Interna anunciou hoje que um grupo de indivíduos foi pego pela Polícia Nacional a tentar arrebentar a porta de um contentor em S. Vicente, aproveitando a situação de calamidade vivida neste momento devido a chuva torrencial. Paulo Rocha – que falava esta manhã durante uma comunicação do Governo para anunciar as medidas e programas de emergência para mitigar os efeitos da catástrofe – lembrou que desde o primeiro dia começaram a surgir relatos de furtos cometidos por pessoas oportunistas. Na sequência, disse, a PN interveio e deteve suspeitos e anteontem acabou também por surpreender um grupo que tentava roubar mercadorias armazenadas num contentor, sem indicar em que zona.

O governante salientou que as enxurradas danificaram vários casas e espaços comerciais, que ficaram vulneráveis a actos de vandalismo e furtos. Esse cenário, diz, levou o Governo a Polícia Nacional a reforçar o seu contingente local com efectivos da ilha vizinha de Santo Antão e do Comando de Unidade Especial da Praia. Além disso, prossegue, a ilha está a ser protegida por um forte contingente militar, que conta com soldados enviados do Comando da Praia. “Há uma grande força-tarefa em ação”, conclui Paulo Rocha.

Rocha salienta que a existência de depósitos pertencentes a empresas, organizações não-governamentais e associações deve ser comunicada ao Serviço Nacional de Proteção Civil para facilitar o trabalho de coordenação da segurança desses pontos sensíveis e que se tornam apetecíveis para os criminosos. Havendo coordenação, diz, as autoridades poderão dar o devido suporte. Reforçou que as autoridades não irão tolerar actos criminosos ainda mais nesta fase tão delicada.

Sair da versão mobile