Um total de 89 agentes esteve ontem à noite no terreno em mais uma operação noturna realizada pela Polícia Nacional na cidade do Mindelo e que, segundo o Chefe de Esquadra Élvis Leite, resultou na detenção de cinco indivíduos, 3 dos quais por condução sem carta e 2 por conduzir sob influência do álcool. A intervenção – que contou com o suporte dos operadores das câmaras de vigilância, – permitiu ainda a apreensão de duas facas e 4 motociclos, identificação de cinco pessoas, aplicação de uma coima de 20 contos a um condutor por frete clandestino e o encerramento de 4 estabelecimentos comerciais por incumprimento do horário de funcionamento.
A operação – abrangeu o centro e a periferia da cidade do Mindelo – visou abordar suspeitos na via pública, fiscalizar estabelecimentos comerciais e locais de venda e consumo de drogas, controlar a circulação rodoviária e ainda dar mais visibilidade à PN na ilha de S. Vicente. Segundo Élvis Leite, 214 pessoas foram abordadas, das quais 97 revistadas e cinco delas conduzidas às unidades policiais para identificação. Durante as quatro horas da operação – os agentes fiscalizaram 227 viaturas – uma delas pertencente ao Estado -, sendo 24 de aluguer, 176 particulares e 26 motos. Um total de 24 veículos foi apreendido, sendo 7 por falta de inspeção, 5 por circularem sem seguro obrigatório, 2 por falta de licença de aluguer, 1 por frete clandestino, 9 por ausência de documentação. Dezasseis condutores foram ainda submetidos a teste ao álcool e um deu resultado positivo.
A operação – que começou às 21 horas e terminou a uma hora da madrugada de sábado – deu resultados positivos, na opinião do Chefe de Esquadra. Segundo Élvis Leite, o Comando Regional continua a trabalhar no combate à criminalidade e a prevenir actos ilícitos, que têm estado a devolver o sentimento de segurança à população de S. Vicente. Refere, aliás, que o número de ocorrências criminais tem vindo a baixar na ilha.