Organizações Não-Governamentais de todas as ilhas de Cabo Verde dedicadas à preservação do ambiente e da biodiversidade participam a partir de hoje e até ao dia 17 no encontro nacional da Rede de Conservação Ambiental 2024, que tem como palco a Cidade do Porto Novo, em Santo Antão. Em nota, a organização afirma que o evento será uma oportunidade única para a apresentação de resultados nacionais, conexões significativas e compartilhamento de conhecimento.
“O objetivo principal deste encontro, organizado pela Rede TAOLA+ é promover a colaboração e a partilha de conhecimentos entre as organizações não governamentais, fortalecendo assim os esforços de conservação ambiental em Cabo Verde”, explica a referida rede. Nesta senda, acrescenta, a programação do Encontro Nacional da Rede de Conservação Ambiental 2024 inclui uma série de atividades relevantes, como os resultados nacionais sobre a conservação ambiental apresentados pela Direção Nacional do Ambiente (DNA), workshop para identificação de lacunas em capacitação, apresentação do artigo “Nesting trend” e do resultado do Estudo “Melhoria do conhecimento e capacidade nacional para combater o comércio ilegal de carne de tartarugas marinhas”.
A agenda permitirá fazer abordagens futuras à caça ilegal de tartarugas marinhas e o envolvimento das comunidades locais e discussão do plano de atividades e orçamento para 2024, apresentada pela Coordenação da Rede TAOLA+.
Esta organização, refere o comunicado de imprensa, tem se reunido anualmente, visando alcançar diversos objetivos em âmbito nacional, tais como a padronização da recolha de dados, campanhas de sensibilização, pesquisa social e capacitação de grupos diversos.