OMCV-SV fecha 2024 com mais de 200 jovens e adultos formados em áreas como massagem, restauração, costura e informática

A Organização das Mulheres de C. Verde fechou o ano em S. Vicente com mais de 200 pessoas formadas em áreas como corte e costura, cozinha e restauração, mesa e bar, género e autoestima, estética, massoterapia, gestão de equipamentos informáticos, bijutaria, panificação, costura criativa… Os cursos beneficiaram jovens e adultos dos sexos feminino e masculino, que, segundo Fátima Balbina, ficaram munidos de conhecimento para integrarem o mercado do trabalho contratados por terceiros ou com negócio próprio.

“Isto é gratificante, mas este sucesso representa um enorme esforço da OMCV, que, felizmente, tem contado com o apoio dos seus parceiros e colaboradores. No entanto, estes financiam apenas os honorários dos formadores, cabendo-nos a responsabilidade de suportar os custos com a logística das formações”, revelou a delegada da OMCV em S. Vicente, numa espécie de balanço provisório de 2024.

“Luzes para as meninas” foi um dos programas destacados por Fátima Balbina pelo impacto directo em centenas de famílias que vivem em casas de tambor nas zonas periféricas da cidade do Mindelo. Dos 3 projectos, diz, dois foram concretizados neste ano com êxito. Segundo a gestora da OMCV em S. Vicente, 800 pessoas foram directamente beneficiadas com a instalação de 197 kits de iluminação solar, no quadro do projecto “Pequenas subvenções”, e que foram reforçar outra iniciativa similar financiada pelo PNUD e que abrangeu 600 famílias.

Entretanto, o projecto tem um especial envolvimento da Igreja Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, que possibilitou a instalação de 150 kits numa primeira fase. A segunda fase vai abranger a colocação de mais 110 equipamentos de iluminação e perfazer 260 famílias contempladas.

Segundo Balbina, “Luzes para as meninas” vai mais além do que possibilitar a iluminação das casinhas de tambor. Para ela, é uma luz que traz consigo uma esperança no futuro e momentos de felicidade. Neste sentido, a OMCV-SV decidiu selecionar as crianças das famílias enquadradas no projecto para receberem brinquedos nesta quadra natalícia, na sua maioria enviados de Portugal pela organização Turn on Sucess. Ontem foram entregues 150 e hoje está prevista a oferta de mais sessenta.

Hoje distribuímos presentes para as crianças. Ate ontem distribuímos 150 brinquedos para as crianças que estão relacionadas com o projecto luzes para as meninas. O projecto não traz apenas luz, mas tmb esperanç para as meninas por isso selcionamos as famílias que vivem em casas de tambor para darmos uma alegria no natal.

Ontem foi também o dia da entrega dos certificados a 10 formandos de um curso de 50 horas em massagem relaxante, ministrado pela jovem suíça Camille Flora. Para a formadora, passar 15 dias com o grupo foi um momento de aprendizado e transmissão de conhecimentos. “E não estou a falar apenas das técnicas da massagem, mas também de todo um aprendizado que eu tive com o grupo”, destacou a formadora, que confessou ter estado muito nervosa no primeiro dia da formação, no primeiro contacto com a turma e porque decidiu ministrar as aulas em português, língua que não conhece profundamente, mas que diz adorar.

Segundo Camille Flora, as duas semanas de formação permitiu-lhe conhecer um pouco de cada participante por meio da massagem. “Cada um tem algo muito especial que o define e cada um levou-me a refletir sobre algo e a questionar-me, o que me fez evoluir”, frisou. A cerimónia foi o momento certo para Fátima Balbina agradecer e enaltecer o gesto de Camille Flora, que decidiu contactar a OMCV e propor a realização do curso. Segundo a delegada, são esse tipo de iniciativa que sustentam a dinâmica dos planos formativos da organização, que este ano envolveram mais de 200 jovens e adultos de ambos os sexos.

Sair da versão mobile