OMCV-SV e associação Turn on Success reforçam parceria no domínio da formação profissional

Três formadores chegam a S. Vicente em dezembro para ministrar cursos nas áreas de cozinha e restauração, moda e confeção e pintura.

A OMCV-SV e a organização Turn on Success, com sede na Cidade do Porto, decidiram intensificar a parceria que vêm desenvolvendo há mais de dois anos. Este reforço ficou patente durante uma visita de 10 dias que a delegada Fátima Balbina efectuou a Portugal, onde manteve um programa intenso de contactos.

“Durante a visita tivemos contactos com várias entidades e as perspectivas são muito satisfatórias”, diz a responsável da OMCV na Cidade do Mindelo.

Fátima Balbina levou na agenda o reforço das formações de capacitação profissional, com o intuito de dar resposta à grande demanda de jovens mulheres na ilha de S. Vicente. Como explica, a OMCV conta neste momento com um financiamento vindo da Suíça, mas que já não chega para satisfazer a procura. Muitos jovens ficam de fora e diz que essa situação tem defraudado as suas expectativas. Daí a investida junto da ONG Turno on Success para reforçar o financiamento do programa de formação profissional.

Esta investida teve o seu resultado, pois, segundo Balbina, três formadores chegam a S. Vicente em dezembro para ministrar cursos nas áreas de cozinha e restauração, moda e confeção e pintura plástica. “Vamos passar a receber formadores de Portugal com mais frequência para virem ministrar formações de curta duração”, informa Balbina, para quem a ligação institucional entre as duas organizações pode ser considerada de excelência. “Queremos mais parcerias como esta”, exclama.

A parceria entre a OMCV e a Turn on Success tem tido maior incidência nas áreas da Saúde e Educação. Neste âmbito, vários equipamentos hospitalares já foram doados e encaminhados para a Delegacia de Saúde de S. Vicente, Associação Mútua e a Delegacia da Ribeira Grande de Santo Antão. Fátima Balbina diz que quer continuar a partilhar os donativos feitos à OMCV e expandir essa política para outras ilhas a fim de beneficar mais famílias cabo-verdianas.

Sair da versão mobile