A delegação da Organização das Mulheres de Cabo Verde em São Vicente procura parceria para ajudar 10 mulheres a mudar de vida, com a entrega de recursos para que possam trabalhar e sustentar suas famílias. A entrega será feita no dia das mulheres cabo-verdianas, 27 de março, a um grupo de mães e chefes de família selecionadas, para ajudar a mudar a situação de cada uma.
“Queremos tentar ajudar 10 mulheres a mudarem de vida através de uma atividade geradora de rendimento. Seja um fogão, uma máquina de bolos, uma mala térmica para usar para vender nas ruas, ou uma máquina de costura, caso seja alguém com hábito de costura, por exemplo”, explica a delegada da OMCV, Fátima Balbina.
A ideia é, de acordo com esta fonte, eliminar os cabazes solidários que a instituição costuma entregar, para que as pessoas tenham condições de procurar por si mesmas o seu rendimento, em vez de esperarem por cestas básicas. Acreditando que os cabazes não resolvem os problemas das famílias a longo prazo, a delegada aponta que é necessário procurar outros mecanismos de ajuda. “Se a pessoa sabe costurar, por exemplo, e tiver uma máquina de costura em casa, já pode fazer um trabalho para o sustento da sua família.”
Desta forma, Fátima Balbina lança a campanha para mobilizar meios e adianta que a organização está aberta a receber qualquer recurso para ser direcionado às contempladas. “Não necessariamente dinheiro, pode haver alguém que queira oferecer um equipamento para ajudarmos as famílias a saírem daquele patamar. Se não conseguirmos para 10 mulheres, iremos entregar o que tivermos em mãos, no dia 27 de Março”, sublinha.
Este é um dos projetos da organização para São Vicente que contempla mulheres, no mês dedicado ao feminino e em que a organização comemora os seus 41 anos de fundação. Além disso, nos dias 24 e 25 haverá uma exposição-venda na OMCV de artesãs, como forma de divulgar o trabalho de cada uma e outras atividades em agenda. “Ainda temos no nosso programa uma atividade feita em parceria com a Câmara Municipal de S. Vicente na Réplica da Torre de Belém, com stands de exposição-venda de produtos. No dia 26 participaremos na atividade da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, na feira de autossuficiência e na gala da Criola Beauty”, enumera.
No leque de ações que marcam este mês, Fátima Balbina destaca a parceria com mulheres da Polícia Nacional, com a entrega de cabazes alimentares a famílias carenciadas e o almoço de confraternização na OMCV para amigos e colaboradores da ONG. “No ano passado lançamos o projeto de remodelação de 10 casas de banho e conseguimos. Ainda o projeto está em andamento pela procura que tivemos e por isso vamos sempre respondendo aos pedidos que recebemos.”
O sucesso das campanhas anteriores, de acordo com a entrevistada, faz com que os desafios propostos sejam cada vez maiores, assim como as expetativas.