OMCV em São Vicente e ICIEG avaliam reforço de parcerias

A Organização das Mulheres de Cabo Verde recebeu ontem de manhã a primeira visita oficial da nova presidente do Instituto Cabo-verdiano da Igualdade e Equidade de Género, Marisa Carvalho, que está em São Vicente. Em causa, nesta primeira abordagem está o reforço e consolidação da parceria entre estas duas instituições que trabalham com causas ligadas à mulher.

“Quero conhecer o espaço e perceber onde é que o ICIEG pode ajudar. Sabemos das formações que realizam, sabemos que há um foco bem centrado, trabalhando muito bem nas ilhas de Santo Antão e São Vicente. De alguma forma ver como podemos reafirmar a parceria, quero que seja algo mais concreto, além dos eventos que participamos em conjunto”, diz a presidente do ICIEG.

Um trabalho de complementaridade desenvolvido pelas duas instituições e a união de esforços, tanto técnicos como materiais, será uma mais-valia para estas duas organizações limitadas por resursos, na sua perspectiva. “A OMCV complementa o ICIEG onde não conseguimos chegar porque somos pequenos, temos poucas pessoas ao nível técnico, então é através das associações como a OMCV – que possui grande história e estrutura montada – que usamos estes meios para, no fundo, batalharmos pela mesma luta, seja VBG, seja no empoderamento feminino”, diz Carvalho.

 De acordo com esta fonte, os problemas que surgiram com a seca, a pandemia e a guerra na Ucrânia fez com que o ICIEG determinasse como prioritário para este ano o empoderamento económico e a questão pela luta contra a VBG.

Por sua vez, a Delegada da OMCV mostrou-se aberta para traçar e abraçar projetos com o ICIEG, mantendo-se fiel aos princípios da OMCV. “Sabemos que existe uma parceria entre a OMCV e o ICIEG desde a fundação. Todas as formações realizadas pelo ICIEG a OMCV é convidada, temos também atividades feitas em conjunto e neste momento estamos a reivindicar uma parceria mais local, para Santo Antão e São Vicente,” expõe a delegada da OMCV no Mindelo, Fátima Balbina.

O trabalho desempenhado por esta instituição, coadjuva o do ICIEG, de acordo com a delegada na ilha do Monte Cara, apesar da OMCV desempenhar as funções do instituto desde a sua fundação em 1981, por não haver na altura outras organizações neste âmbito.

Neste encontro, onde estiveram técnicos das duas instituições, Fátima Balbina Lima aproveitou para chamar a atenção para o local onde se encontra o gabinete de apoio do ICIEG, em São Vicente, que considera ser limitado e sugeriu que fosse procurado um outro sítio, junto do Governo ou das autarquias.

A questão da sustentabilidade da OMCV, da falta de recursos para o seu funcionamento, os projetos em andamento, as casas de acolhimento para vítimas de VBG, foram outros assuntos abordados durante este encontro.

Sidneia Newton

Sair da versão mobile