Observatório da Cidadania propõe redução do IVA e aumento salarial para devolver poder de compra após agravamento acentuado de preços

O Observatório da Cidadania Activa defende uma redução do imposto sobre o valor acrescentado nos produtos essenciais e o aumento salarial para o Governo devolver o poder de compra às famílias cabo-verdianas. O organismo lembra que tem havido aumentos exagerados dos preços de diversas mercadorias e serviços, o mais recente a nova tabela aplicada no transporte marítimo.

Para o observatório, esse agravamento, nomeadamente nos géneros alimentícios, tem sido um “autêntico drama” para as famílias, principalmente as de baixa renda. “… uma situação que tem criado enorme constrangimentos a diversos níveis, nomeadamente na satisfação das suas necessidades básicas.”

A onda de aumento dos custos, enfatiza essa entidade, tem estado a lançar várias pessoas para o mundo da pobreza extrema e exclusão. Assim, o organismo propõe ao Governo e aos actores políticos para, em sintonia com a sociedade civil e os parceiros de desenvolvimento do país, estabelecerem mecanismos que possam devolver às famílias mais poder de compra, como a redução do IVA nos produtos alimentícios. Aponta ainda para o estabelecimento de um pacto entre o Executivo e os operadores económicos para a redução dos preços dos produtos essenciais, “pelo menos enquanto durar a actual crise e até a normalização do mercado internacional”.

“O Observatório considera que o aumento salarial faz todo o sentido e seria uma forma de aliviar os impactos negativos que esta grande onda de sucessivos aumentos dos preços dos produtos e serviços tem provocado aos cidadãos”, acrescenta. Desta forma, o Estado, segundo este organismo, estaria a exercer a sua consciência social e a cumprir os principais desígnios da Constituição da República e da Carta dos Direitos Humanos sobre a dignidade humana.

Desde o dia 20 de abril, recorde-se, que a CVI triplicou o preço do frete de viaturas na linha marítima Santo Antão/S. Vicente, o que deu azo a uma manifestação dos condutores à entrada do Porto Novo. Ontem, a companhia Naviera Armas publicou também a nova tabela de transporte de veículos, um assunto que o Mindelinsite vai também abordar.

Sair da versão mobile