Nelson Piloto recebe relatório e é convocado para Junta Médica 

Coincidência ou não, menos de 24 horas depois da publicação do “grito de desespero” da esposa de Nelson Piloto, diagnosticado com cirrose hepática provocada por gordura no fígado, este já recebeu o relatório médico que vinha correndo atrás há vários meses e foi convocado para nova Junta Médica, agora com carácter de urgência. O encontro está previsto para esta sexta-feira.

A novidade foi comunicada ao Mindelinsite por Fátima Piloto, que se mostrava agradecida pelo impacto imediato, mas principalmente pela oportunidade de o marido seguir em breve para Portugal, para receber tratamento. “Estou feliz e só posso dizer ‘muito obrigada’ porque a reportagem desbloqueou este processo. Há muito que vinha correndo atrás. Batemos em muitas portas e parecia impossível ter alguma resposta. Bastou a divulgação da notícia para sermos chamados para receber o relatório médico e para que fossemos convocados para a Junta. Espero que seja tudo agora mais célere”, sublinhou.

Foi esta quinta-feira, 20 de junho, que este online divulgou a notícia em que Fátima Piloto revelava o sofrimento do marido e a impotência da família. Nelson Piloto foi diagnosticado em 2022 e deveria ser evacuado de imediato porque a doença não tem tratamento em Cabo Verde. Entretanto, volvidos dois anos, o processo continuava emperrado, com o INPS e os médicos a trocarem responsabilidades. 

A esposa detalhou todo o calvário do companheiro e da família, destacando as dores de Nelson, acompanhados de vômitos com sangue. “Deslocamo-nos com freqüência ao instituto para saber do andamento do processo, mas a resposta que nos dão é que não houve uma solicitação de urgência, o que deverá ser feita por sua médica assistente. No entanto, quando procurada para esclarecer, alega que a responsabilidade é do INPS. Enquanto isso, assistimos impotentes ao sofrimento do meu marido.”

Ainda segundo a entrevistada, o marido desenvolveu outras doenças, designadamente diabetes e problema de plaquetas. “Neste momento, o meu marido tem uma ferida nas pernas, que inclusive o levou a ser hospitalizado em julho passado. Não sabemos porque arrastar esta situação por tanto tempo, sendo que o seu estado de saúde têm estado a deteriorar perante os nossos olhos. Infelizmente, o meu marido é uma pessoa que não fala nada. Prefere sofrer calado. Mas não consegue dormir por causa das dores constantes e, com isso, eu também sofro”, sublinhava.  

Fátima Piloto admitia sem constrangimento que, com a denúncia, esperava pressionar as autoridades no sentido de agilizar o processo. E tudo indica que deu frutos porquanto, poucas horas após a publicação, foi chamada para recolher o relatório médico e hoje, às 11h30, vão ser recebidos pela Junta. “Deu tudo certo. Já temos em mãos o relatório e vamos ser recebidos pela Junta Médica. Acredito que agora o processo vai decorrer com mais rapidez e, se tudo der certo, em breve o meu marido deverá seguir para Portugal para iniciar o tratamento. Só lamento não ter tomada esta decisão antes”, lamenta.   

Sair da versão mobile