Mural de Amadeu Oliveira inaugurado hoje em Santo Antão como prenda de aniversário e gesto de reconhecimento

O jurista Amadeu Oliveira vai receber hoje de presente de aniversário (55 anos) um mural pintado na residência dos pais na zona de Ladeira, uma iniciativa de um grupo de amigos residentes na sua ilha natal de Santo Antão. A inauguração do desenho feito pelo artista plástico Bitú está agendada para as 18 horas de hoje, seguida de um momento musical com artistas que se prontificaram a actuar gratuitamente.

Hélder Salomão, professor de História, explica que a iniciativa é um reconhecimento por tudo aquilo que Amadeu Oliveira fez por ele e tantos outros jovens de Santo Antão, em particular da Ribeira Grande. “Se hoje somos homens, isto se deve em parte ao Amadeu. Ele ajudou-nos de forma desinteressada na procura de emprego, obtenção de documentos, etc. Ele tinha também uma ação social em Povoação, onde ajudou dez famílias a construir casas-de-banho”, revela. Segundo esta fonte, Oliveira chegou a fechar a loja da Enacol em Povoação durante a pandemia e ofertar cestas básicas a várias pessoas.

“Temos todos os motivos do mundo para fazermos este gesto de gratidão e não deixar que o seu nome caia em esquecimento”, comenta Hélder Salomão, para quem Amadeu Oliveira é uma figura idolatrada na Ribeira Grande de Santo Antão.

Questionado como viu a condenação do jurista em novembro de 2022 a sete anos de prisão, pelos crimes de Atentado ao Estado de Direito e ofensa à integridade de dois juízes do Supremo Tribunal de Justiça, este docente afirma categoricamente que essa sentença visou apenas calar uma voz incómoda. “Amadeu é inocente. Ele é vítima de um acto de perseguição”, responde, deixando claro que o nome de Amadeu Oliveira vai continuar a ecoar em C. Verde como a voz que clama pela justiça.

Sair da versão mobile