O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública de Santiago (STAPS), filiado na UNTC-CS, decidiu suspender o pré-aviso de greve dos funcionários da Comissão de Coordenação de Álcool e Outras Drogas e da Comunidade Terapêutica da Granja, marcado para 13 e 14. Esta decisão surge na sequência da promessa da Ministra da Saúde de responder as suas reclamações.
Esta greve, de acordo com informações avançadas por este sindicato, foi suspensa após um acordo com o ministério da Saúde. Foi durante um encontro entre representantes do STAPS e a ministra Filomena Gonçalves, onde se firmou um compromisso de assunção de algumas das reivindicações apresentadas por estes trabalhadores afectos ao ministério da Saúde.
Estas reivindicações, prossegue o STAPS, vão ser elaboradas e assinadas com a Direção Geral do Trabalho. Antes, a presidente da UNTCS-CS e um dos representantes deste sindicato estiveram na DGT a procura de dialogo, concertação e disponibilidade da tutela em negociar as reivindicações, que têm a ver com a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários.
São mais de 20 trabalhadores com mais de 30 anos de trabalho a viver em situação muito precária, tendo em conta que os seus salários estão congelados há mais de 15 anos em contraponto com o aumento galopante do custo de vida em Cabo Verde.