Ministra Eunice Veiga responde a grupo de calceteiras e garante continuidade do projecto “Outros Bairrros”

A ministra das Infra-estruturas Habitação e Ordenamento do Território reagiu à carta aberta do grupo de calceteiras “Ambjer na Obra” publicada no Mindelinsite e assegurou à Inforpress que o projecto “Outros Bairros” – responsável por reabilitar, revitalizar e melhorar Alto Bomba, em São Vicente – vai continuar através do financiamento da banca comercial. Em declarações à agência pública de notícias, Eunice Veiga salientou que há ainda muito trabalho a ser feito e garantiu que o projecto vai continuar, tanto assim que já foram lançados os concursos para a segunda fase em Alto Bomba e para os bairros de Fernando Pó e Covada d’Bruxa. Frisou, no entanto, que devido a pandemia, os recursos do Programa de Requalificação, Reabilitacao e Acessibilidades (PRRA) baixaram drasticamente.

A governante adianta que o Governo tentou incluir a possibilidade de dispor de recursos para o programa através do Orçamento Rectificativo, para adjudicar obras e assegurar a continuidade dessas intervenções nos bairros, mas frisou que o Parlamento não permitiu o aumento da dívida pública no quadro desse instrumento. Por isso, acrescenta, o Executivo está a tentar assegurar o financiamento bancário.

Segundo a governante, a solução é trabalhar com os empreiteiros e a Associaçao Nacional dos Municipios para se conseguir negociar com a banca o financiamento directamente para os empreiteiros, tendo o Estado como avalista. Assim sendo, Eunice Veiga tranquilizou as famílias beneficiadas pelo projecto em S. Vicente, que se mostram preocupadas com a continuidade dos empregos criados com a iniciativa.

Sair da versão mobile