Meditação entra na Escola Portuguesa: Alunos já conseguem controlar emoções e concentrar nas lições

Cerca de 220 alunos da Escola Portuguesa do Mindelo estão a aprender a Mindfulness, uma técnica de meditação que lhes permite tranquilizar a mente e a resgatar as emoções através da concentração plena e respiração controlada. As aulas, que envolvem crianças dos 3 aos 9 anos, começaram em Setembro e os resultados são até o momento estimulantes, segundo o professor Diogo Jordão. As crianças, assegura, estão a apreender os conteúdos com facilidade, a tal ponto que algumas já estão inclusive a ajudar colegas.

“Os resultados atingidos nestes três meses são positivos. As crianças continuam a respeitar o momento da meditação com uma postura mais tranquila e atenta. Percebemos que já conseguem controlar as suas emoções”, realça Diogo Jordão. Este explica que as aulas acontecem de propósito após o intervalo, quando os alunos regressam às salas cansadas, suadas e até com algum conflito. Submetidas à sessão conseguem alcançar um nível de relaxamento e controlo das emoções. Consequentemente ficam também mais aptas a seguir as lições.

“Os estudos científicos a nível mundial provam que a concentração da criança e a motivação para aprendizagem aumenta com a prática diária da meditação. Aqui em S. Vicente verificamos que isso se aplica, as crianças já entendem o sentido da meditação e muitas vezes são as mais avançadas que fazem meditação com os colegas”, comenta o nosso entrevistado, que deu uma aula aberta na praia da Lajinha, enquadrada na CV Ocean Week.

Aula de meditação na praia da Lajinha

As aulas de meditação começaram em Setembro e decorrem até Julho de 2020. Conforme os resultados será decidido se continua no próximo ano lectivo e se serão estendidas para outros estabelecimentos de ensino.

KzB

Sair da versão mobile