Os sete médicos associados da Cabo Verdean American Medical Society (CVAMS), que efectuaram uma missão no Hospital Dr. Baptista de Sousa entre os dias 3 a 9 de novembro, conseguiram realizar mais de 30 cirurgias, sendo 13 ortopédicas e 18 laparoscópicas. A próxima missão está agendada para abril de 2024, com possibilidade de incluir oftalmologia pelo meio.
Num breve balanço desta missão, considerada a todos os níveis positivos, a direcção do Hospital Baptista de Sousa garante que o plano cirúrgico desenhado foi integralmente cumprido. “Foram realizadas mais de 30 cirurgias, o bloco operatório do HBS foi considerado uma referência nacional e as equipas do hospital estão muito bem preparadas”, afirma Helena Rodrigues.
Esta garante ainda que, com esta missão, as equipas do HBS passaram por um treinamento intensivo e que a cooperação entre a CVAMS e o hospital saíram reforçadas e consolidadas. “A próxima missão está agendada para abril de 2024, com a possibilidade de incluir oftalmologia antes dessa data”.
De referir que, a par das intervenções cirúrgicas, esta missão contemplou ainda um simpósio sobre “Emergências médicas” e a assinatura de um protocolo de colaboração entre a associação de médicos e outros profissionais de saúde e o HBS. Este tem como principal objectivo o desenvolvimento de atividades nos domínios da cirurgia laparoscópica, da ortopedia e da oftalmologia, acompanhadas de um programa de formação para os profissionais do HBS.