Marina do Mindelo oferece show de carnaval, música ao vivo e dança tradicional aos 430 velejadores da regata ARC+

São 94 iates vindos das Canárias, com destino a Granada. Trazem 430 aventureiros dos mares, 38 dos quais crianças.

Os velejadores dos 94 iates chegados à Baía do Porto Grande na regata ARC+ serão hoje à tarde “agraciados” com um show de carnaval, música ao vivo, dança tradicional e culinária cabo-verdiana no pontão da Marina do Mindelo. São 430 aventureiros dos mares, 38 dos quais crianças, presentes na Cidade do Mindelo, quase todos estreantes nessa travessia atlântica, que vai fazer a rota marítima entre as ilhas Canárias, Cabo Verde e Granada. Segundo Jaqueline Gomes, gerente da Marina do Mindelo, apenas um francês é repetente, sendo os restantes – das nacionalidades espanhola, alemã, italiana, inglesa e norueguesa – novos nessa conhecida regata, que, diga-se, aporta a ilha de S. Vicente pela 12. vez.

Como tem sido hábito, os visitantes tiveram a oportunidade de fazer um tour pour S. Vicente e uma deslocação à ilha de Santo Antão, onde passaram dois dias. Até agora tudo tem estado a decorrer na normalidade, como destaca Jaqueline Gomes. “Tendo em conta alguns assaltos registados por estas bandas, tivemos que reforçar a segurança, aumentando o número de vigilantes contratados e de câmaras de videovigilância. Além disso, estamos a contar com o importante apoio da Polícia Marítima, que tem feito rondas constantes pela Marina e a Avenida Marginal”, revela a jovem. Como explica, estas medidas extraordinárias foram motivadas por roubos cometidos nos últimos tempos nos iates por via marítima e aos velejadores nos arredores da Avenida Marginal.

O grupo da regata ARC+ (Atlantic Rally for Cruisers) começou a chegar à Marina do Mindelo no dia 16 e até ontem já estavam atracados 75 dos 94 barcos inscritos. A saída rumo a Guadalupe está agendada para o dia 22 ao meio-dia.

Depois de acolher as regatas Rally du Soleil – integrada apenas por marinheiros franceses – e a ARC+, a Marina do Mindelo já tem na agenda a chegada da Regata Vikings em janeiro de 2025. Esta será a terceira vez que este evento fará escala em S. Vicente, vindo também das Canárias. Organizada por uma agência alemã, a regata é composta por 25 embarcações.

Sair da versão mobile