Manifestação em prol da justiça ganha alcance internacional junto da emigração

A manifestação em prol da justiça ganhou um alcance internacional pois, segundo Salvador Mascarenhas, presidente do Sokols-2017, vai acontecer no dia 25 de setembro em simultâneo nos Estados Unidos, Holanda, Portugal, França e noutros países da emigração, em frente às embaixadas de Cabo Verde. Além disso, todos os acontecimentos serão transmitidos ao vivo numa página a ser criada no Facebook nos próximos dias.

“A mobilização está a decorrer na normalidade. Por enquanto temos estado a fazer contactos e a lançar mensagens aos fins-de-semana, mas vamos passar a ações por semana e depois diárias nos momentos derradeiros”, informa Mascarenhas, que se mostra satisfeito com a resposta da nação cabo-verdiana até agora. “Falamos da nação porque este protesto já ultrapassou a fronteira de S. Vicente e de Cabo Verde. Há grupos organizados em várias ilhas e na emigração e as pessoas estão a contribuir financeiramente para a confeção de cartazes e camisolas”, enfatiza.

A manifestação foi marcada para o dia 25 de setembro, com concentração na praceta Don Luiz pelas 10 horas. Deste ponto, os manifestantes sobem para a Câmara Municipal de S. Vicente, depois passam em frente ao Palácio da Justiça, no centro da cidade do Mindelo. Daqui seguem para a cadeia de Ribeirinha, onde o jurista Amadeu Oliveira está detido pelo alegado cometimento dos crimes de atentado ao Estado de Direito e contra juízes do Supremo Tribunal de Justiça. O grupo vai contornar a prisão para depois voltar para o centro da cidade e fazer uma paragem em frente ao Tribunal da Relação de Barlavento.

Os manifestantes regressam depois ao ponto de partida, na praceta Don Luiz, onde quem quiser pode fazer as suas intervenções sobre o estado da justiça. Salvador Mascarenhas assegura que se trata de um protesto pacífico, muito solicitado pela sociedade cabo-verdiana, e que ultrapassa o movimento cívico Sokols. Neste momento, acrescenta, há vários elementos não afectos ao Sokols envolvidos na mobilização popular em S. Vicente e nas ilhas do Sal, Boa Vista, S. Nicolau, Santiago e Santo Antão. Por tudo isso perpectiva uma manifestação grandiosa.

Sair da versão mobile