Mais uma árvore antiga cede ao tempo e causa danos no Mindelo

Uma árvore antiga sucumbiu ontem, por volta das 4h da tarde, ao lado do Parque Infantil, na Rua Cristiano de Sena Barcelos, mesmo em frente ao hotel Dom Paco. A árvore caiu entre os veículos que estavam estacionados no local. Por sorte, a queda deu-se do lado da estrada e não dentro do parque, que, a esta hora, costuma ser frequentada por muitas crianças.

Registaram-se somente danos materiais, nomeadamente numa viatura que foi atingida no retrovisor. O proprietário, João Nicolau Monteiro, questiona, no Facebook, quem vai assumir os prejuízos causados no seu veículo. “De repente a árvore cai em cima do meu FORD FIESTA SV-97-BJ. Alguém saberá dizer-me quem arca com os prejuízos? É que ouvi dizer que a CMSV é a entidade responsável no que diz respeito às árvores. O meu carro paga o imposto de circulação precisamente na CMSV. Pura coincidência! Ou não?”, inferiu.

Um jovem que trabalha no Hotel Dom Paco, e que estava no local no momento exacto do incidente, afirma que fazia muito vento, mas que a árvore apenas abanava os galhos de forma normal. “Não houve nenhum sinal de que iria tombar. Foi de repente”, afirma.

Cidadão atento, César Isabel da Cruz, chama a atenção para essas árvores que já perderam o centro de gravidade e que ficam inclinadas para o lado, “constituindo um grande perigo” nos dias de vento ou de chuva. “Na Rua João Carlos, num dia de vento, uma árvore tombou para cima de uma viatura, esmagando-a completamente, na zona dos bancos da frente. Na rua António Noli também havia muitas árvores inclinadas. A Câmara Municipal retirou-as todas, e fez muito bem. Pena é que a rua ficou careca, sem nenhuma planta. Não plantaram nada, em substituição”, explica.

Uma equipa da Câmara Municipal encontra-se ainda a fazer o corte do enorme tronco que ficou na estrada e a sua retirada do local.

Natalina Andrade (Estagiária)

Sair da versão mobile