Kellin Silva faz balanço positivo de colónia de férias com crianças de Campinho e arredores

Está na recta final a segunda edição da colónia de férias promovido pelo projecto “Um dia Diferente”, que contou com a participação de mais de quatro dezenas de crianças de Campinho e arredores, São Nicolau. Foram cerca de dois meses de jogos, brincadeiras e conversas sobre temas diversos.

No balanço desta actividade, o mentor do projecto e activista comunitário Kellin Silva, explicou que o propósito foi manter as crianças ocupadas durante as férias escolares com actividades lúdicas e recreativas, mas também educativas. O lema desta colónia, que é gratuita, foi “aprender brincando.”

“A colónia estava prevista para terminar no dia 8 de Setembro, mas sofri um pequeno acidente e tive de vir para S. Vicente para tratamento. Por isso, vamos encerrar as actividades mais cedo. Ainda assim, o balanço é positivo porque fizemos muitas actividades, desde conversas abertas com pessoas com mais experiência, passeios, jogos, aulas de línguas e matemática, entre outros.”

Funciona das 10h às 12h30, com pausa para almoço e das 14 às 16 horas, e é desenvolvido de forma voluntária e sem qualquer custo para as crianças. “Tivemos apoio de voluntários, dos pais, pessoas individuais e do projecto ‘Um Dia Diferente. O objectivo foi, basicamente, ocupar os tempos livres destas crianças de forma produtiva e conseguimos.”

Mas esta não é uma actividade isolada. Segundo o activista, ao longo do ano tem promovido acções em diferentes localidades da ilha, nomeadamente conversas sobre alcoolismo, e outras como oferecer algo diferente e evitar que as crianças, adolescentes e jovens sigam caminhos “menos positivos.”

Kellin Silva, refira-se, é um alcoólico em recuperação, tendo passado pelo centro de tratamento na capital. Está há mais de dois anos sóbrio e pretende manter-se assim, mas espera que a sua experiência ajude outras pessoas.

                           

Sair da versão mobile