Jardim Amílcar Cabral volta a “florir” com graffitis inspirados em jogos tradicionais

O jardim infantil Amílcar Cabral está de novo a florir na baixa da cidade do Mindelo graças ao projecto “um parede d’cada vez” lançado pelo ex-emigrante Baltasar Andrade. À semelhança do sucedido com o vizinho Clube Ténis do Mindelo, um grupo de vinte artistas liderado por Cacao resolveu pegar nos pincéis e pintar a longa fachada desse espaço situado na zona da Praça Estrela. Desta vez, e a condizer com o simbolismo do jardim, os desenhos vão ser inspirados principalmente na figura do patrono Amílcar Cabral e nos jogos infantis tradicionais de Cabo Verde, como “pion”, “corrida-pau”, “ringue”, “matas”…  

  

“Este projecto é interessante porque se destina às nossas crianças. Quando entrei no jardim fiquei triste com o estado de degradação do seu interior. Para mim não fazia sentido virmos pintar por fora e deixar o interior como estava, por isso estamos a fazer algumas melhorias nas salas e na fachada interior”, informa Balta, que conta neste projecto com o alto patrocínio da Sita, empresa que está a fornecer a tinta necessária para as pinturas.

Cacao, Balta e David

No entanto, o projecto está a precisar de mais ajudas, segundo o mentor. É que, Balta explica, o jardim precisa de outras melhorias e não apenas de uma lavagem do rosto para “inglês ver”. E desta vez, diz, não podem colocar o logotipo de empresas na fachada, como fizeram na parede do Clube Ténis do Mindelo, por se tratar de um espaço público e destinado a crianças.

Neste momento toda a parte exterior está preparada e já começou a receber os grafitis, o primeiro uma pintura de Amílcar Cabral. Para Cacao, um dos artistas que desde o início trabalha com Balta no projecto “um parede d’cada vez”, este trabalho vai melhorar um pouco a situação do jardim infantil fundamentalmente devido as intervenções no interior. “Estamos a recuperar a parte interior como as salas de aula, casa-de-banho e cantina. Depois passamos para a fachada exterior, que vai receber pinturas inspiradas fundamentalmente na nossa tradição”, diz o pintor, realçando que a ideia subjacente é enaltecer os jogos de outrora, uma forma de registar a história.

Um dos artistas associados ao projecto é David Monteiro, que chegou a pintar a fachada do jardim há cinco anos. Na altura foi feito o desenho de Amílcar Cabral e a sua célebre frase “as crianças são as flores da nossa revolução”. Segundo Monteiro, com o tempo a fachada foi-se degradando e chegou a hora de voltarem a dar vida a esse espaço simbólico e destinado às crianças. Além disso, enfatiza, essa obra vai servir para embelezar a cidade do Mindelo, mais propriamente a zona da Praça Estrela.

Sair da versão mobile