O Hospital Baptista de Sousa assinala esta terça-feira os 10 anos da adoção do protocolo da triagem de Manchester, com um simposio, cuja a sessão de abertura será presidida pela Presidente do Conselho de Administração, Helena Rebelo Rodrigues. A cerimónia contará ainda com a presença do presidente do Grupo Cabo-verdiano de Triagem, Paulo Almeida.
Implementado em novembro de 2014, diz o HBS, o protocolo de Triagem de Manchester tem sido uma ferramenta para otimizar o atendimento de emergência, com vista à criação de normas de baseadas na determinação do risco clínico. Visa a classificação da gravidade dos casos e prioriza o atendimento, aprimorando a qualidade e eficiência dos serviços de saúde.
“O HBS é, até o momento, o único estabelecimento de saúde no país a adotar este protocolo, destacando-se como um exemplo de inovação e compromisso”, refere a direção do hospital, realçando que, em termos de programação, está agendada uma conferência inicial, tendo como conferencista António Marques, do Grupo Português de Triagem, com moderação de Paulo Almeida.
Do programa constam ainda três painéis, designadamente sobre os aspectos práticos da formação em Triagem em Manchester e a sua implementação em Portugal, os desafios no processo de implementação deste protocolo no HBS, a triagem em números, apresentação e discussão dos resultados de uma auditoria interna e a importância na internacionalização deste método.
Antes do encerramento, o presidente do Grupo Cabo-verdiano de Triagem, Paulo Almeida, apresenta os objectivos da sua criação e seus pressupostos a nível nacional. Serão ainda entregues certificados.