Guia Ivan Silva dribla pandemia com proposta de meditação e aroma-terapia para grupos em Sto Antão

Meditar, equilibrar a energia dos chakras, fazer yoga, aroma-terapia e músico-terapia em contacto com a natureza da ilha de Santo Antão é, em essência, a nova proposta do guia de turismo Ivan Silva.”É uma vertente do turismo que há muito ansiava iniciar”, confessa este jovem, que começou a disponibilizar pacotes a grupos de pessoas à procura de uma nova conexão espiritual e auto-conhecimento.

Afectado pela pandemia, tal como outros tantos colegas da área, Ivan Silva viu na crise a oportunidade para dar corpo a esse projecto – denominado Atlantis -, que era sistematicamente adiado devido ao crescimento do turismo “normal” em Cabo Verde. “Sempre acreditei que nunca é tarde para começar e hoje sou grato por finalmente sentir que estou a atender a um grande chamado da minha alma”, frisa o jovem. 

Formado em Psicologia, Ivan Silva sempre mostrou interesse em para-Psicologia, que aborda áreas como a hipnose, meditação, alinhamento de chakras, yoga… Conhecimentos que foi adquirindo ao longo do tempo e que agora procura potenciar no domínio profissional. A proposta é levar grupos de 10 a 15 pessoas numa viagem reconectiva e de descoberta pessoal na ilha de Santo Antão por dois dias. Os grupos são compostos fundamentalmente por cabo-verdianos, alguns sem nenhuma experiencia em meditação, e, assegura, o resultado tem sido marcante.  

Ivan Silva começou esta actividade faz três semanas. O programa inclui alojamento, alimentação, caminhada e as sessões de meditação e terapia. “Existem estudos que comprovam os benefícios de estar ao ar livre e de se desfrutar de tudo o que faz parte da natureza. As árvores, por exemplo, têm um poder enorme de cura e de revitalização. O simples estar debaixo de uma árvore, ou apreciar, faz muito bem à psique e consequentemente melhora o sentido de humor, relaxa a mente, acalma o espírito. Tudo isso é logo transmitido ao corpo físico.”

O objectivo do projecto Atlantis, afirma, é oferecer oportunidades de transformação pessoal. 

Sair da versão mobile