Guarda Costeira “resgata” embarcação à deriva com três pescadores a bordo

O Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento (JRCC) resgatou uma embarcação que ficou à deriva a nordeste de Tarrafal de Santiago. Os três pescadores que estavam a bordo do barco regressaram as suas casas sãos e salvos no final do dia, após serem recebidos em Pedra Badejo.

Em nota, o JRCC revela que, na manha de ontem foi contactado e informado que uma embarcação de boca aberta encontrava–se à deriva a nordeste de Tarrafal de Santiago porque ficou sem motor. Também não tinha remos e nem velas a bordo. “A embarcação terá ficado ao sabor do mar com três cidadão nacionais, que viam-se afastar da costa sem formas de conseguir retomar o controlo da embarcação”, lê-se no comunicado.

De imediato, prossegue, o Centro Conjunto de Coordenação de Salvamento assumiu o caso de busca e salvamento, recorrendo ao navio patrulha Rei da Guarda Costeira, e, em estreita colaboração com a Polícia Marítima. Contaram ainda com o apoio da Enacol, que respondeu a solicitação. “Conseguiu-se encontrar a embarcação com a sua tripulação, todos com vida e em perfeito estado de saúde. Através da boa coordenação entre as instituições envolvidas e sob a coordenação do JRCC, conseguiu-se salvar as vidas dos três pescadores, que regressaram as suas casas ao final do dia, após serem recebidos em Pedra Badejo Santiago ao final da tarde”, pontua.

A Guarda Costeira agradece a colaboração destas instituições e apela aos pescadores para que hajam com prudência e avisem em terra antes da partida para o mar. Pede ainda que não esqueçam dos tradicionais sistemas alternativos de propulsão, remos e velas, e quando a prevenção não bastar, emitem os alertas em tempo útil para que possa dar uma resposta célere e evitar cenários tristes que têm sido recorrente principalmente em regiões vizinhas a Cabo Verde.

Sair da versão mobile