Guarda Costeira dos EUA usa navio Bear e paraquedistas em demonstração de busca e salvamento

A Guarda Costeira norte-americana vai fazer uma demonstração de busca e salvamento na cidade da Praia com o navio Bear e lançamento de paraquedistas de um helicóptero MH65. O exercício vai demorar 30 minutos, terá como palco as águas próximas do farol Dona Maria Pia e será acompanhada por entidades cabo-verdianas e dos Estados Unidos.

Esta actividade tem como principal objetivo demonstrar as capacidades de resgate da Guarda Costeira dos EUA e destacar a parceria USA-CV. Servirá ainda para ilustrar como a Guarda Costeira realiza o resgate de uma pessoa em perigo no mar utilizando o Helicóptero MH65- 6520.

O navio ¨Bear¨ da Guarda Costeira dos EUA , disponibilizado pelo Departamento de Segurança Interna, encontra-se no arquipélago a convite do Governo de Cabo Verde. O USCGC Bear realizará missões no âmbito do apoio à segurança nos espaços marítimos sob a soberania e jurisdição do Estado de Cabo Verde, “reforçando a parceria entre os dois governos e os esforços comuns no combate à actividade marítima ilícita no Atlântico”.

Conforme a Embaixada dos Estados Unidos, em coordenação com alguns parceiros de Cabo Verde, o referido navio reforçará o conhecimento do domínio marítimo e dará apoio na fiscalização da pesca ilegal não declarada e não regulamentada, assim como no combate ao crime organizado transnacional.

De recordar que os Governos dos Estados Unidos e de Cabo Verde assinaram um acordo de cooperação bilateral em 2014, que permite e regula a realização de exercícios e operações entre as Guardas Costeiras dos dois países.

Sair da versão mobile